As estreias de filmes infantis que o professor precisa acompanhar

Com certeza, ir ao cinema foi um dos programas de férias dos seus alunos. Fique ligado no que está em cartaz e puxe assunto na volta às aulas

POR:
Nairim Bernardo

As férias estão acabando e logo a criançada estará de volta à escola. Fique atento ao novo repertório que os alunos trarão para este semestre. Conversar sobre o que cada um fez durante o período de recesso pode ser uma boa atividade de integração e readaptação.

Provavelmente, muitos estudantes foram ao cinema ou assistiram a alguns filmes em casa. Os meses de julho, junho e agosto estão repletos de estreias que chamam a atenção de crianças e adolescentes. Separamos algumas delas para que você não fique perdido na hora do bate-papo. E, atenção: alguns longas podem servir de gancho para uma aula.

Procurando Dory
Você se lembra do longa de animação Procurando Nemo? Nessa continuação, o foco está em Dory, o esquecido peixinho azul que, um ano após ajudar o peixe-palhaço a reencontrar seu filho Nemo, se lembra da própria família. A história gira em torno desse problema de memória da protagonista, que busca os pais, que não vê desde criança. O filme traz uma bela mensagem sobre família, formada por aqueles que nos amam e que escolhemos amar. Além disso, também trata sobre inclusão, já que Dory tem perda de memória recente, uma deficiência cognitiva. Assista ao trailer:

A Lenda de Tarzan
O filme se passa oito anos após a clássica história de Tarzan, um menino que foi criado na selva do Congo e tem dificuldades para se adaptar à vida ao lado de humanos. Depois de casar com Jane, o protagonista vive uma vida luxuosa em Londres e nega suas origens. O personagem é convidado a voltar à terra natal para ajudar com missões diplomáticas entre a Inglaterra e a Bélgica, país que controla e explora a região africana. Na verdade, o convite é uma isca para matar Tarzan, preparada pelos vilões Capitão Leon Rom e Mbomba, chefe de uma das tribos do país. O filme pode ser um bom ponto de partida para trabalhar a colonização e exploração do continente africano em sala de aula.

 A Era do Gelo - O Big Bang
Em mais uma de suas trapalhadas em busca da noz, o esquilo Scrat provoca uma catástrofe cósmica que ameaça a vida na Terra. Seguindo um plano para se salvar, os já conhecidos personagens Manny, Ellie, Diego, Shira e Sid saem em uma nova aventura. Aproveite a temática do quinto filme da franquia para trabalhar astronomia e estudar a Era Glacial.

 

Carrossel 2 - O Sumiço de Maria Joaquina
Tudo parece bem quando as crianças que estudam na Escola Mundial são convidadas para participar do show de uma famosa cantora. Porém, seus antigos rivais, Gonzales e Gonzalito, são soltos da prisão e, para se vingar, sequestram Maria Joaquina, a protagonista da trama. Eles obrigam as crianças a passarem por diversos desafios e situações constrangedoras para resgatar a amiga. Atenção para uso constante da tecnologia durante todo o filme.
Apesar do sucesso, cabe ressaltar que o roteiro do longa é falho ao amenizar a situação do sequestro de uma criança. Os amigos e a professora Helena não chamam a polícia e se expõem a riscos para salvar, eles mesmos, a menina.

As Tartarugas Ninja - Fora das Sombras
As Tartarugas Ninjas surgiram em 1984, em quadrinhos. Logo, saíram do papel e ganharam fama em desenhos animados e filmes. Afetadas por uma substância radioativa, quatro tartarugas crescem muito mais que o normal, ganham força e conhecimento. Nesse filme, os quatro jovens, Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello (nomes de pintores da Renascença), têm que usar seus conhecimentos de kung-fu para derrotar um vilão que ameaça Manhattan, famosa cidade nos Estados Unidos.

O Bom Gigante Amigo
A órfã Sophie é raptada por um gigante que, ao contrário dos outros de sua espécie, se recusa a comer crianças. A menina é obrigada a viver com o Bom Gigante Amigo (BGA), que, apesar dos sete metros de altura e da aparência assustadora, é bastante amigável. Ele ajudará Sophie e a Rainha da Inglaterra a impedir que os gigantes malvados ocupem a cidade e machuquem os humanos.

Caça-Fantasmas
É bem provável que você já tenha assistido ou pelo menos ouvido falar do filme Caça-Fantasmas, um clássico da década de 1980. Agora, a história está de volta, mas com uma nova roupagem. Duas cientistas, uma engenheira e uma funcionária do metrô se unem para combater fantasmas que assombram a cidade de Nova York. Reparou que as protagonistas são todas mulheres? Essa mudança causou um grande descontentamento por parte de várias pessoas - dentro e fora da ficção. Mas o filme está aí para mostrar que mulheres podem, sim, caçar fantasmas e protagonizar histórias de ação. Outra questão que pode ser trabalhada: entre todas as protagonistas, a personagem negra é a única que não é cientista. E mais, a atriz que a interpreta, Leslie Jones, sofreu vários ataques racistas em redes sociais assim que o longa estreou nos cinemas. O filme é um bom recurso para trabalhar representatividade.

 

Agora, você já está atualizado sobre o que os seus alunos assistiram nas férias. Boa conversa e boas aulas!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias