Educação Física no Ensino Fundamental I
A Educação Física mexe com o corpo, a afetividade, a sociabilidade, a ética e a sexualidade do aluno
POR: NOVA ESCOLA
Muito mais que corridas, futebol e abdominais
A Educação Física foi vista como meio de preparar a juventude para a defesa da nação, fortalecer o trabalhador ou buscar novos talentos esportivos que representassem a pátria internacionalmente. Hoje, seu reconhecimento como componente curricular da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 mostra o caráter essencial de sua prática, que é o de integrar-se com outras disciplinas do ensino básico. A Educação Física deve propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais, éticos e da sexualidade. A proposta é que os alunos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação e ter espírito crítico em relação à imposição de padrões de saúde, beleza e estética.
Exercícios para ser feitos na escola e em casa
As aulas de Educação Física dos alunos da 2a série da Escola Municipal Henfil, em Recife (PE), não se limitam às quadras esportivas. Quando voltam para a classe, fazem redações sobre as situações vividas nas quadras. Empolgados, eles produzem textos mais vivos e ricos. Em casa, as tarefas continuam. As crianças pesquisam brincadeiras, danças e
jogos que os pais e avós praticavam quando pequenos.
Segundo propõem os PCN, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades ao longo das oito primeiras séries:
- Participar de atividades corporais. Ou seja, os alunos devem manter relações equilibradas e construtivas com os colegas, respeitando as características físicas e o desempenho de cada um.
- Manter uma atitude de respeito e repudiar a violência. Situações lúdicas e esportivas
devem desenvolver a solidariedade. - Aprender com a pluralidade. Conhecer diferentes manifestações de cultura corporal é
uma forma de integrar pessoas e grupos sociais. - Ser capaz de reconhecer-se como integrante do ambiente. Os alunos devem adotar
hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, percebendo seus efeitos sobre as próprias condições de saúde e sobre a melhoria da saúde de todos. - Praticar atividades de forma equilibrada. A regularidade e a perseverança, regulando e
dosando o esforço de acordo com as possibilidades de cada um, permitem o aperfeiçoamento das competências corporais. - Reconhecer as condições de trabalho
As melhores atividades para as quatro séries iniciais
Quando chegam à escola, as crianças trazem algum conhecimento sobre o corpo e o movimento. Se puderam conviver e brincar com amigos e irmãos ou explorar diversos espaços, elas já conhecem muitos jogos e brincadeiras. Mas, mesmo com pouca experiências desse tipo, elas podem viver, na escola, novas situações de desafios corporais. Veja o que se espera do aluno e algumas sugestões para facilitar seu trabalho:
No primeiro ciclo
- Conhecer seus limites e possibilidades para estabelecer as próprias metas.
- Compreender, valorizar e saber usufruir as diferentes manifestações culturais.
- Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas.
No segundo ciclo
- Nas atividades corporais, respeitar o desempenho do colega, sem discriminações de nenhuma natureza.
- Manter o respeito mútuo, a dignidade e a solidariedade em situações lúdicas e esportivas, resolvendo conflitos de forma pacífica.
- Saber que organizar jogos e brincadeiras é um modo de usufruir o tempo disponível.
- Conhecer seus limites e possibilidades para controlar atividades corporais com autonomia, entendendo que esta é uma maneira de manter a saúde.
- Analisar os padrões de estética, beleza e saúde como parte da cultura que os produz e criticar o consumismo.
- Entender as diferentes manifestações da cultura corporal sem discriminação nem preconceito, valorizando e participando delas.
Dicas
- Todas as crianças aprendem, com a família, com amigos ou pela televisão, jogos ou brincadeiras que envolvem movimentos. Durante as aulas de Educação Física, crie oportunidades para que elas possam compartilhar essas experiências com os colegas.
- Debata com os estudantes como os meios de comunicação apresentam tais padrões e peça relacionem os tipos físicos exibidos nas propagandas com o consumo de produtos.
- Mostre um vídeo ou leve seus alunos para assistir a uma apresentação de dança, de capoeira ou a um jogo de futebol. Eles poderão observar a beleza dos movimentos e avaliar as técnicas empregadas. É importante que percebam as várias opções de atividades corporais e a diversidade de manifestações.
Tags
Assuntos Relacionados