Prêmio Victor Civita: Panorama de Alfabetização

POR:
NOVA ESCOLA

Depoimento de Débora Rana, selecionadora de Alfabetização do Prêmio Victor Civita 2010. Ela fala sobre as características dos projetos enviados para esta categoria e dá orientações para os professores que desejam participar em 2011.

Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Aspectos dos projetos de Língua Portuguesa

Positivos: Em todas as etapas de ensino, avanços na avaliação, tanto na sondagem inicial de conhecimentos como na evolução da turma ao longo do processo. Na alfabetização e nas séries iniciais, bons projetos de leitura, muitos deles baseados em programas de formação continuada, mas com os docentes conseguindo imprimir adequadamente sua marca de coautoria. Nas séries finais, o ensino de gêneros orais, como o debate, deixou o terreno do improviso e mostrou a necessidade de estudo e pesquisa prévia.

Negativos: Na alfabetização, o foco em leitura e escrita deixou de lado as atividades de reflexão sobre o sistema alfabético, fundamentais para quem inicia o letramento. Nas séries iniciais, diversos trabalhos de produção de texto previam só a escrita em grupo, não trabalhando a produção individual. Nas finais, muitos docentes caíram na armadilha da interdisciplinaridade: na tentativa de abordar muitos temas de uma vez, perderam o foco e não se aprofundaram em nada.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias