Prêmio Victor Civita: Panorama de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano

POR:
NOVA ESCOLA

Depoimento de Cláudio Bazzoni, selecionador de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Prêmio Victor Civita 2010. Ela fala sobre as características dos projetos enviados para esta categoria e dá orientações para os professores que desejam participar em 2011

Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Aspectos dos projetos de Língua Portuguesa

Positivos: Em todas as etapas de ensino, avanços na avaliação, tanto na sondagem inicial de conhecimentos como na evolução da turma ao longo do processo. Na alfabetização e nas séries iniciais, bons projetos de leitura, muitos deles baseados em programas de formação continuada, mas com os docentes conseguindo imprimir adequadamente sua marca de coautoria. Nas séries finais, o ensino de gêneros orais, como o debate, deixou o terreno do improviso e mostrou a necessidade de estudo e pesquisa prévia.

Negativos: Na alfabetização, o foco em leitura e escrita deixou de lado as atividades de reflexão sobre o sistema alfabético, fundamentais para quem inicia o letramento. Nas séries iniciais, diversos trabalhos de produção de texto previam só a escrita em grupo, não trabalhando a produção individual. Nas finais, muitos docentes caíram na armadilha da interdisciplinaridade: na tentativa de abordar muitos temas de uma vez, perderam o foco e não se aprofundaram em nada.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias