Esta é uma edição histórica (em dois sentidos)

A capa fala de História e nós inauguramos um capítulo da nossa: estamos em uma casa nova

POR:
Leandro Beguoci

A edição da revista impressa de junho/julho de 2016 é histórica - e não apenas por falar de História e dos professores que, sem abrir mão das suas convicções, ajudam seus alunos a pensar por eles mesmos. É a primeira de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR em uma casa nova. Isso se aplica também aos sites e aos nossos canais no Facebook e no Twitter. Todo mundo mudou.

A Fundação Victor Civita (FVC) transferiu as duas publicações para a Associação Nova Escola, uma organização independente e sem fins lucrativos, tal qual a FVC. O desejo das duas organizações é dar um novo impulso para as revistas e os sites, garantindo que eles cresçam ainda mais e continuem colocando professores e gestores no centro do debate educacional.

Embora seja jovem, nascida em 2015, a Associação Nova Escola tem o privilégio de ter sido criada e mantida pela Fundação Lemann. A fundação trabalha há quase 15 anos para melhorar substancialmente a Educação pública no Brasil e acredita que os professores e os gestores devem ser protagonistas nos debates sobre Educação.

Além disso, a Associação Nova Escola já nasce com um enorme legado. Em 2015, a Fundação Victor Civita celebrou três décadas de atuação e a 18ª edição do Prêmio Educador Nota 10. A FVC seguirá realizando o prêmio, neste ano em parceria com a Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho, e apoiando iniciativas que valorizem os educadores brasileiros. Como é uma mudança de casa entre organizações que partilham os mesmos valores e princípios, a Associação Nova Escola e a Fundação Lemann também vão apoiar o prêmio. A Educação precisa de trabalho conjunto.

Esse acordo só foi possível porque a Fundação Victor Civita e a Fundação Lemann vivem o mesmo sonho de melhorar a Educação no Brasil. Elas acreditam em excelência com equidade, o que significa Educação de alta qualidade para todos os alunos. E sabem que professores e gestores são imprescindíveis para alcançar esse objetivo. Ninguém muda o mundo sozinho.

Ao apoiar NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR, a Fundação Lemann se compromete a ampliar o respeito e a admiração que as revistas e os sites conquistaram ao longo das décadas em que cresceram e se desenvolveram na Fundação Victor Civita. A independência editorial em relação a financiadores, anunciantes e governos seguirá sendo um pilar fundamental nessa nova fase.

Aqui, na Associação Nova Escola, nossa responsabilidade aumentou muito. Honrar um legado tão bonito, aumentar a qualidade de algo tão bom e abrir caminhos para um futuro tão desafiador dá frio na barriga - e também renova as energias de cada pessoa da nossa equipe. Estamos muito felizes e animados!

Se quiser conversar, comentar reportagens ou tirar alguma dúvida, escreva para o meu e-mail:leandro@novaescola.org.br. Nós só existimos e só continuaremos a existir por causa de você e com você. Esse é um trabalho feito com milhões de mãos e de cabeças diferentes, mas que buscam um objetivo comum: todas as pessoas precisam ter a chance de aprender e, dessa maneira, poder construir seu próprio destino.

Um forte abraço.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias