Rossieli Soares da Silva assume a Secretaria de Educação Básica (SEB)

Advogado estava há quase quatro anos à frente da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Maria do Pilar Lacerda diz que a continuidade deve ser priorizada

POR:
Laís Semis

Rossieli Soares da Silva, novo secretário da Educação Básica

O Ministério da Educação (MEC) confirmou Rossieli Soares da Silva como secretário de Educação Básica. Desde setembro de 2012, ele era secretário de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas. Além disso, atua como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que visa implementar políticas públicas educacionais por meio de ações conjuntas entre os estados.

"O grande desafio do cargo é garantir o direito de todas as crianças brasileiras de uma escola pública de qualidade, sem fazer acordos que possam rebaixar a qualidade do ensino", coloca Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação S&M e ex-secretária nacional de Educação Básica. No entanto, para quem assume a pasta agora, segundo a ex-secretária, a prioridade deveria ser seguir com as políticas em andamento. "É preciso respeitar o trabalho iniciado. O país tem programas estruturantes como o Mais Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que precisam ter continuidade". A SEB foi responsável por dar início à elaboração da BNCC em setembro de 2015. A segunda versão do documento foi divulgada no início deste mês e seguiu para debate nas redes estaduais.

Pilar ressalta que o principal condutor dessas políticas públicas é o Plano Nacional de Educação (PNE), que organiza todo o trabalho da Secretaria. "Se ele seguir as diretrizes indicadas no PNE, terá boas vias para conversar com a sociedade civil, além de bons parâmetros para guiar as políticas na Educação Básica", completa.

Quem é o novo secretário
Advogado, Rossieli trabalhou como assessor jurídico na Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas por quatro meses até ingressar na Secretaria de Educação (Seduc), em julho de 2008. Por lá, trabalhou como diretor de Planejamento, diretor de Infraestrutura e Assessoria Estratégica e como Secretário Executivo Adjunto de Gestão, antes de assumir a chefia da pasta.

Durante seu período no governo do Amazonas, o novo titular da SEB implantou projetos como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas, o Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam) e o Professor na Era Digital, que distribuir 44 mil notebooks para professores.

Confira a entrevista exclusiva de NOVA ESCOLA com Rossieli Soares sobre os assuntos prioritários e planos para a Educação Básica.

Saiba, também, quem é o novo ministro da Educação, Mendonça Filho, e quais as ideias divulgadas pelo PMDB para a área.

Tags

Guias

Tags

Guias