Escolas estudam o patrimônio cultural de suas regiões

POR:
NOVA ESCOLA
Patrimônio artístico Patrimônio artístico Depois de conhecer a obra do artista plástico Athos Bulcão - tombada pela Secretaria de Cultura em 2009 -, os alunos da 8ª série da CEF 104 Norte, em Brasília, pintaram suas próprias cerâmicas para cobrir uma das paredes da escola. Homenagem a Athos Bulcão Homenagem a Athos Bulcão O projeto ''Bulcanear'' da CEF 104 Norte, em Brasília, ajuda os alunos a compreender o processo histórico e cultural da capital federal através das obras de Athos Bulcão. A 8ª série produziu um mural de azulejos, inspirada pelas pinturas do artista plástico. História na parede das escolas História na parede das escolas Os alunos da 8ª série da CEF 104 Norte, em Brasília, aprenderam sobre a ocupação urbana através das obras do artista plástico Athos Bulcão e produziram azulejos para uma das paredes da escola - atuando como construtores da própria história. Símbolos de Brasília Símbolos de Brasília Alunos da CEF 104 Norte, em Brasília, mostram azulejos produzidos com base na visita a locais públicos onde ficam expostas obras do artista plástico Athos Bulcão - um trabalho de apropriação dos símbolos da cidade. Patrimônio arquitetônico Patrimônio arquitetônico Uma parceria entre o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Secretaria Municipal de Educação de São Miguel das Missões, a 485 km de Porto Alegre, leva oficinas sobre o patrimônio arquitetônico da região aos alunos de escolas da rede. Visita e registro Visita e registro Em São Miguel das Missões, estudantes participam de oficinas sobre o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade e registram tudo o que aprendem sobre o encontro entre os índios guaranis e os padres jesuítas que contribuíram para a colonização da região. Oficina sobre história local Oficina sobre história local Diante das ruínas da igreja construída pelos jesuítas no século XVII e tombada pela UNESCO em 1983, alunos da EMEF Eduardo Damião, em São Miguel das Missões, participam de uma oficina para compreender a história local com base no patrimônio arquitetônico. Ruínas da igreja Ruínas da igreja Alunas da EMEF Eduardo Damião registram as informações sobre a história de São Miguel das Missões nas ruínas da igreja construída por jesuítas espanhois. O local é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Patrimônio natural Patrimônio natural Na EM Santa Rita de Cássia, em Foz do Iguaçu, a 637 km de Curitiba, os alunos da 3ª série desenvolvem projetos anuais sobre o Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônio Natural, reconhecido pela UNESCO - explorando aspectos turísticos, da fauna e da flora. Cataratas do Iguaçu Cataratas do Iguaçu Ao visitar o Parque Nacional do Iguaçu, os alunos da EM Santa Rita de Cássia aprenderam sobre a formação geológica das Cataratas, contrapondo a lenda sobre a história do local, pesquisada em uma etapa anterior à visita, em sala de aula. História, Geografia e meio ambiente História, Geografia e meio ambiente No Parque Nacional do Iguaçu, a turma da 3ª série da EM Santa Rita de Cássia teve contato com turistas nacionais e estrangeiros, e assim pode reconhecer o potencial econômico e ambiental da região, além de estudar a história e a geografia locais. Patrimônio histórico Patrimônio histórico Para saber mais sobre o patrimônio cultural e as tradições populares de Olinda, a 6 quilômetros de Recife, a turma do 2º ano da EM Dona Brites de Albuquerque participou de encontros com moradores antigos e entrevistou um artesão de bonecos, acima. Caminhada pela cidade Caminhada pela cidade Depois de realizar uma pesquisa em sala, os alunos da EM Dona Brites de Albuquerque, em Olinda, andaram pelas ruas do centro histórico da cidade e observaram construções para conhecer, na prática, o patrimônio histórico e cultural do local.
Compartilhe este conteúdo:

Tags

Tags

Guias