Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
01 de Setembro de 2010 Imprimir
5 4 3 2 1

O sistema de numeração e a criança pequena

Conheça o projeto desenvolvido pela gaúcha Lisiane Hermann Oster - uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 - com a turma da pré-escola, no Rio Grande do Sul

Por: NOVA ESCOLA
Primeiras hipóteses de escrita Primeiras hipóteses de escrita Para começar o trabalho com o sistema de numeração desde a pré-escola, a educadora Lisiane Hermann Oster propôs que todas as crianças escrevessem números ditados por ela. Em seguida, a turma discutiu as escritas numéricas e todos revisaram algumas delas. <creditosreprodução: arquivo pessoal< reditos></creditosreprodução:> Os números e o corpo Os números e o corpo Na segunda atividade com o sistema de numeração, Lisiane propôs que as crianças pesquisassem os números relacionados às medidas do corpo - o número do sapato ou as medidas que podem ser observadas com ajuda de uma fita métrica. A ideia era que os pequenos anotassem as próprias medidas e alguns números importantes com relação aos colegas. Acima, as escritas de Mariana, que calça 28. <creditosreprodução: arquivo pessoal< reditos></creditosreprodução:> Comparação de peso entre os colegas Comparação de peso entre os colegas Após comparar os números dos sapatos entre as crianças da pré-escola, a educadora Lisiane Hermann Oster fez com que todos comparassem os próprios pesos. Além de comparar os números referentes ao peso dos colegas mais leves e mais pesados, as crianças tiveram que escrever os nomes de todos os que tinham o mesmo peso. <creditosreprodução: arquivo pessoal< reditos></creditosreprodução:> Gráfico com as alturas da turma Gráfico com as alturas da turma Lisiane mediu a altura de todas as crianças e fez marquinhas nas paredes da sala. Depois, propôs que as crianças construíssem um gráfico de barras representando as alturas diferentes. <creditosreprodução: arquivo pessoal< reditos></creditosreprodução:> Criação de um jogo de percurso Criação de um jogo de percurso Com base nos jogos desenvolvidos em sala, a educadora pediu para que todas as crianças criassem um jogo de percurso em casa, com a ajuda dos familiares. Acima, Mariana criou um jogo com uma sequência numérica do 1 ao 14. <creditosreprodução: arquivo pessoal< reditos></creditosreprodução:> Trabalho com as coleções Trabalho com as coleções Trabalhar o sistema de numeração com base nas coleções das crianças é uma boa alternativa. Acima, Mariana coloriu as casas do quadro numérico de acordo com a quantidade de papeis de pirulito que ela tinha em sua coleção. <creditosreprodução: arquivo pessoal< reditos></creditosreprodução:> Problema matemático com base nas coleções Problema matemático com base nas coleções A educadora Lisiane propôs um problema envolvendo uma operação matemática com base em uma coleção de carrinhos e pediu para que as crianças encontrassem estratégias para resolvê-lo. Mariana desenhou os carrinhos apresentados no problema e fez a contagem. O número total de carrinhos foi escrito abaixo da representação da coleção. <creditosreprodução: arquivo pessoal< reditos></creditosreprodução:>

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar