Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
17 de Setembro de 2010 Imprimir
5 4 3 2 1

Lutas na Educação Física

Conheça o portfólio do projeto realizado pela professora Joice Mayumi Nozaki, de São Paulo, vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, para trabalhar lutas com as turmas de 5ª e 7ª séries.

Por: NOVA ESCOLA
1º etapa: Diferença entre lutas e brigas 1º etapa: Diferença entre lutas e brigas A professora de Educação Física Joice Mayumi Nozaki, de São Paulo, criou um projeto para trabalhar lutas com os alunos de 5ª e 7ª série. As atividades começaram com a diferenciação entre lutas e brigas. A professora propôs que os alunos analisassem algumas imagens (como as apresentadas) e organizou uma discussão com a turma. 1º etapa: Diferença entre lutas e brigas 1º etapa: Diferença entre lutas e brigas Em seu caderno, Joice registrou as atividades realizadas em sala. Por meio delas, os alunos perceberam que as lutas têm regras e objetivos próprios, fazem parte da cultura e são resultado de uma história - bem diferente das brigas comuns nos arredores da escola. 2º etapa: Vivência dos elementos das lutas 2º etapa: Vivência dos elementos das lutas Em seguida, a professora organizou atividades práticas para que a turma entendesse os elementos que estruturam as lutas: o equilíbrio e o desequilíbrio, a força, a rapidez, a atenção e a agilidade. 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série Além da vivência do movimento, a professora propôs que a turma da 5ª série inventasse brincadeiras aproveitando os elementos das lutas estudados. Um dos grupos inventou um jogo de conquista de território. 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série Outro grupo propôs um jogo de imobilizar e livrar-se 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série Os alunos representaram graficamente a quadra da escola para explicar melhor o jogo 3º etapa: Pesquisa sobre lutas - 7ª série 3º etapa: Pesquisa sobre lutas - 7ª série Para a 7ª série, a atividade consistiu em uma pesquisa sobre técnicas, histórias, vestimentas e países em que são praticados o judô, a esgrima e a capoeira. 4º etapa: Apresentação dos trabalhos e troca de experiências 4º etapa: Apresentação dos trabalhos e troca de experiências Quando os alunos terminaram as atividades, uma turma montou uma apresentação para a outra, sistematizando o que aprendeu e marcando o fim do projeto. 5º etapa: Avaliação dos grupos 5º etapa: Avaliação dos grupos Ao final das apresentações, os alunos de uma turma avaliaram os trabalhos dos colegas da outra. Nesta ficha, eles dão notas aos grupos, dizem o que mais gostaram e apresentam sugestões de melhorias.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar