Conheça o portfólio do projeto realizado pela professora Maria Níceas Oliveira França, de Sobral, CE, vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Ela fez a turma do 9º ano estudar a vegetação e as paisagens do nordeste brasileiro.
Preparação em sala Apesar de viver em meio à caatinga, os alunos do 9º ano da EMEF Professor Arruda, em Sobral, a 239 quilômetros de Fortaleza, não sabiam descrever geograficamente a paisagem nordestina. Pensando nisso, a professora Maria Níceas Oliveira França resolveu envolvê-los em um projeto para que aprendessem as noções de paisagem, de lugar e de território. O primeiro passo foi preparar a turma em sala de aula, com base em uma pesquisa sobre os diferentes biomas. Antes do trabalho de campo Na praça em frente à EMEF Professor Arruda, Maria Níceas faz recomendações para que a turma do 9º ano analise os elementos naturais e humanos que compõem os arredores da escola. Todos registram suas observações para o trabalho posterior em sala. Viagem à zona rural A maior parte dos alunos da EMEF Professor Arruda mora na zona rural do município de Sobral. Por isso, a professora Maria Níceas organizou viagens para que a turma começasse o estudo da paisagem com base, justamente, nos lugares onde os alunos viviam. Alunas fazem anotações sobre a vegetação Um dos objetivos do trabalho de campo era fazer com que a turma desenvolvesse um olhar mais cuidadoso sobre a paisagem. Acima, alunas do 9º ano fazem anotações sobre a vegetação de um dos locais visitados pela garotada. A paisagem da caatinga A exuberância da caatinga em pleno inverno surpreendeu os adolescentes. A vegetação estava verde e os açudes, cheios. Isso modificou o imaginário dos estudantes, que antes do início do projeto, acreditavam que a paisagem nordestina era composta apenas por cactos e arbustos secos. Análise do solo, da vegetação e da hidrografia A professora Maria Níceas recolhe amostras do solo na margem ao açude e apresenta aos alunos para observação e análise do território. Descrição do lugar onde se vive Com base na observação do lugar onde cada aluno vivia, a professora Maria Níceas solicitou produções de texto individuais. Acima, o texto de uma das alunas do 9º ano. Produção escrita e entrevista com moradores antigos Para aprimorar a produção escrita dos alunos, a professora Maria Níceas propôs que todos escrevessem sobre o lugar onde vivem e entrevistassem moradores antigos do bairro. Acima, parte da descrição geográfica feita pela aluna Geisa do Nascimento. Avaliação das produções Maria Níceas avalia as produções de todos os alunos e percebe como eles desenvolveram pensamentos mais complexos a respeito da paisagem e demais elementos da geografia local ao longo do projeto.