
Montagem dos cenários
Os alunos do 9º ano da EMEF República da Argentina, no Rio de Janeiro, construíram os cenários da animação que fizeram com base na música Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana. Tudo foi feito com massa de modelar.

Cenários simples funcionam
Uma embalagem plástica sustenta parte do cenário da animação produzida pelos alunos da EMEF República da Argentina, no Rio de Janeiro. Tudo foi construído pelos alunos com papel, tinta e massa de modelar.
Elaboração de um roteiro cena a cena
Antes de construir os cenários, os personagens ou gravar a animação, foi preciso escrever um roteiro detalhado. Os alunos do 9º ano organizaram, quadro a quadro, as cenas que seriam gravadas e os cenários necessários.
Roteiro e personagens
Com o roteiro escrito e compartilhado pela turma, é hora de começar a construir os personagens para a animação em stop-motion.
Construção dos personagens
Todos os personagens da animação realizada pelos alunos do 9º ano foram construídos com massa de modelar durante as aulas de Arte, sob orientação da professora Dione Souza.
Os alunos manipulam os personagens
Os alunos do 9º ano da EMEF República da Argentina, no Rio de Janeiro, construíram os cenários e os personagens para produzir uma animação em stop-motion da música Faroeste Caboclo. Acima, os movimentos dos personagens manipulados pelos alunos são fotografados.
Movimentos fotografados
Uma filmadora ou uma câmera fotográfica são utilizadas para capturar as imagens estáticas da futura animação, que depois serão editadas em sequência para criar a ilusão de movimento.
Edição das imagens
Depois de capturar as imagens dos cenários e da manipulação dos personagens com uma câmera fotográfica, os alunos da EMEF República da Argentina animaram as fotos com a ajuda de programas de computador específicos para este fim, como o Manipulador Universal de Animação (Muan), disponível para download gratuito.
Flipbook e a ilusão de movimento
O flipbook é um brinquedo óptico, que dá a ilusão de movimento pelo desenho em folhas de um bloco de papel. Basta desenhar imagens diferentes em cada uma das páginas e, para ver a animação acontecer, basta soltar as folhas, rapidamente, de trás para frente.
Folioscópio como base da animação
O folioscópio (acima) é um brinquedo óptico semelhante ao flipbook. Basta sobrepor duas folhas de papel e desenhar, na mesma posição, dois desenhos semelhantes, com pequenas alterações. Ao enrolar e desenrolar rapidamente o lápis na folha superior cria-se a ilusão de movimento.