Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Passo a passo Gestora Nota 10: Como dar voz aos alunos?

Entenda como uma diretora do interior de São Paulo ganhou prêmio ao abrir espaço para a participação das crianças na gestão da escola por meio de assembleias

POR:
NOVA ESCOLA

No interior de São Paulo, na cidade de Arthur Nogueira, a 142 quilômetros da capital, a diretora Débora Sacilotto decidiu dar um novo rumo às reivindicações dos alunos. Para resolver os principais problemas cotidianos, Débora incorporou à rotina da escola a realização de assembleias em todas as turmas.
A ideia era entender as necessidades dos alunos, que muitas vezes passavam despercebidas aos olhos da gestão, como a falta de colchonetes durante as aulas de Educação Física, por exemplo. Com isso, os professores adquiriram mais liderança e autonomia para resolver as pequenas questões e conflitos, dialogando com as crianças.
Por esse projeto, que mudou a realidade da Francisco Cardona e o relacionamento interpessoal de alunos e professores, Débora foi escolhida Gestora Nota 10 no Prêmio Victor Civita deste ano.
Veja passo a passo o sistema que Débora implementou.

aluna coloca sugestão na caixa Caixa de sugestões da turma Ao longo da semana, os alunos depositam nos envelopes críticas, sugestões e felicitações professora reune bilhetes e cartas dos alunos Preparação para a assembleia Um dia antes da assembleia, o professor elabora a pauta com base nos bilhetes, agrupando temas parecidos e estabelecendo uma ordem para o debate professora se reúne com os alunos para discutir os temas apresentados Reunião com os alunos Os assuntos são abordados de maneira genérica. Para não expor os alunos, o professor coloca em discussão sempre as atitudes, nunca os autores criancas opinam em assembleia da turma Participação ativa Depois que o professor introduz a questão, todas as crianças têm direito de opinar criancas votam juntas em assembleia Hora de votar O docente reúne as opiniões e põe em votação regras para resolver o problema gestores e funcionários unidos na resolução de problemas Unidos na resolução Caso as sugestões de solução extrapolem a sala de aula, o professor leva a demanda à equipe gestora
Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias