Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

NOVA ESCOLA está com os professores do Paraná

Nota de repúdio à violência contra educadores que protestavam em frente à Alep, em Curitiba, no dia 29 de abril de 2015

POR:
NOVA ESCOLA
=== PARTE 1 ====
Enquanto o Brasil defende, aos quatro ventos, a valorização do professor, assistimos estarrecidos às cenas de violência protagonizadas pelo Governo do Paraná contra educadores e alunos que protestavam em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, nesta quarta-feira.

As imagens chocam e mostram o descaso do poder público com os educadores. Ao todo, mais de 200 pessoas ficaram feridas - número tão alto que uma sala da Prefeitura de Curitiba teve de ser usada como pronto-socorro improvisado.

O fotógrafo e professor Marcelo Almeida, colaborador de NOVA ESCOLA, cobriu os protestos e conta um pouco do que viu: "Foi um clima de guerra. A violência começou e não parou mais: porrada, bomba, bala de borracha, jato d´água. A tropa de choque atirou para valer, foi 1 hora e 40 minutos de bombardeio". Ferido por uma bomba, ele continuou trabalhando e fez as fotos que você vê abaixo. "Eu estava ali como educador e como fotógrafo. Tinha causas a defender e meu dever a cumprir", diz.

Como Marcelo, centenas de docentes com 10, 20, 30 anos de dedicação aos alunos brasileiros foram massacrados pela polícia militar. Ao longo da tarde, imagens de professores e professoras sangrando, feridos por balas de borracha e golpes de cassetete e atacados por pitbulls tomaram conta das redes sociais. Relatos indignados de alunos e filhos desses educadores mostram também um pouco do que foi o confronto.

NOVA ESCOLA repudia a postura adotada pelo Governo do Paraná. A valorização da Educação não se faz sem respeitar educadores e alunos, personagens principais da construção de um país melhor. Esperamos que cenas como essas, que envergonham a todos nós, não façam mais parte da nossa realidade.

Estamos solidários aos educadores paranaenses.

Redação NOVA ESCOLA
Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná. Foto: Marcelo Almeida Protesto de professores no Paraná Foto: Marcelo Almeida
 
Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias