Álbum: relações entre homens e animais na História do Brasil

O bairro onde fica a EM Professora Zilma Thibes Mello, em Iperó, a 128 quilômetros de São Paulo, sofre com a presença de animais abandonados. Com base neste problema de saúde pública, o professor Ailton Luiz Camargo trabalhou a relação entre homens e animais desde o Brasil colônia até a atualidade com a turma do 8º ano. Veja o passo a passo do projeto

POR:
Bruna Nicolielo
A turma leu um trecho de uma lei municipal e de notícias de jornal. Com base neles, respondeu perguntas e escreveu um texto, que serviram como sondagem. Ao analisar as produções, Ailton notou que os alunos não sabiam que a relação entre homens e animais era determinada pelo contexto histórico. Foto: Marina Piedade Avaliação diagnóstica A turma leu um trecho de uma lei municipal e de notícias de jornal. Com base neles, respondeu perguntas e escreveu um texto, que serviram como sondagem. Ao analisar as produções, Ailton notou que os alunos não sabiam que a relação entre homens e animais era determinada pelo contexto histórico. Uma discussão sobre a existência e a aplicabilidade e das leis ocorreu em seguida. A garotada foi convidada a estudar a economia colonial com base em fontes históricas. Em duplas, todos leram e discutiram trechos de obras de historiadores sobre o período. Foto: Marina Piedade Pesquisa em fontes escritas Uma discussão sobre a existência e a aplicabilidade e das leis ocorreu em seguida. A garotada foi convidada a estudar a economia colonial com base em fontes históricas. Em duplas, todos leram e discutiram trechos de obras de historiadores sobre o período. Cada dupla analisou uma pintura que retratava a relação entre homens e animais na época. O professor reforçou que as obras refletiam o ponto de vista do autor, por isso deveriam ser confrontadas com outras fontes. Em seguida, as duplas apresentaram os resultados da análise para o restante da sala. Foto: Marina Piedade Pesquisa em fontes visuais Cada dupla analisou uma pintura que retratava a relação entre homens e animais na época. O professor reforçou que as obras refletiam o ponto de vista do autor, por isso deveriam ser confrontadas com outras fontes. Em seguida, as duplas apresentaram os resultados da análise para o restante da sala. A pesquisa foi complementada com uma aula, na qual o professor abordou os principais aspectos da colonização no Brasil ao longo do século 18 e as relações travadas com os animais naquele cotidiano. Foto: Marina Piedade Aula expositiva A pesquisa foi complementada com uma aula, na qual o professor abordou os principais aspectos da colonização no Brasil ao longo do século 18 e as relações travadas com os animais naquele cotidiano. Depois de dissertar sobre a relação entre homens e animais no Brasil Colônia, a garotada analisou documentos do presente. Cada aluno escreveu uma carta, que seria enviada às autoridades locais. O objetivo era reivindicar melhorias para a questão dos maus-tratos aos animais na região. O professor interveio nessas produções. Foto: Marina Piedade Produção textual Depois de dissertar sobre a relação entre homens e animais no Brasil Colônia, a garotada analisou documentos do presente. Cada aluno escreveu uma carta, que seria enviada às autoridades locais. O objetivo era reivindicar melhorias para a questão dos maus-tratos aos animais na região. O professor interveio nessas produções.
Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias