Álbum: Estudo da geometria nas casas enxaimel

Ao analisar os aspectos matemáticos envolvidos nas construções locais, a professora de Matemática Valkiria Grun Karnopp, da EM Governador Pedro Ivo Campos, em Joinville, Santa Catarina, ampliou os conhecimentos dos alunos do 8º ano sobre polígonos. Confira as principais atividades:

POR:
Fernanda Salla

 

As casas enxaimel são feitas com hastes de madeira que formam figuras geométricas. Essa característica chamou a atenção da professora Valkiria, que viu aí a possibilidade de analisar a matemática envolvida nestas construções. Construção a favor do aprendizado As casas enxaimel são feitas com hastes de madeira que formam figuras geométricas. Essa característica chamou a atenção da professora Valkiria, que viu aí a possibilidade de analisar a matemática envolvida nestas construções. A professora trabalhou círculo, circunferência, raio, diâmetro e número ? (pi), essenciais para a compreensão do conceito de ângulo. Como ponto de partida fez uma avaliação diagnóstica para identificar o que a turma sabia sobre o assunto. Diagnóstico inicial A professora trabalhou círculo, circunferência, raio, diâmetro e número ? (pi), essenciais para a compreensão do conceito de ângulo. Como ponto de partida fez uma avaliação diagnóstica para identificar o que a turma sabia sobre o assunto. Após discutir a diferença entre círculo e circunferência, a garotada usou a roda da bicicleta, CDs e colas bastão, para analisar a relação entre o comprimento (c) e o raio (r) da circunferência. Ao tirar as medidas e dividir comprimento pelo diâmetro (2r), os alunos chegaram ao número ? (pi). Medição de objetos e cálculo do pi Após discutir a diferença entre círculo e circunferência, a garotada usou a roda da bicicleta, CDs e colas bastão, para analisar a relação entre o comprimento (c) e o raio (r) da circunferência. Ao tirar as medidas e dividir comprimento pelo diâmetro (2r), os alunos chegaram ao número ? (pi). Valkiria pediu uma pesquisa sobre as casas enxaimel, mostrou fotos da moradia e, em um debate, pediu que o grupo observasse a posição das hastes, as figuras geométricas formadas e os padrões das construções. Hora de partir para as casas enxaimel Valkiria pediu uma pesquisa sobre as casas enxaimel, mostrou fotos da moradia e, em um debate, pediu que o grupo observasse a posição das hastes, as figuras geométricas formadas e os padrões das construções. Os alunos desenharam uma casa enxaimel e calcularam as áreas das figuras. Enquanto trabalhavam, Valkiria fez intervenções, como questionar se a casa ficaria de pé caso fosse construída. Análise das produções Os alunos desenharam uma casa enxaimel e calcularam as áreas das figuras. Enquanto trabalhavam, Valkiria fez intervenções, como questionar se a casa ficaria de pé caso fosse construída. Para sistematizar os conhecimentos desenvolvidos, a turma resolveu problemas e participou de um jogo sobre as propriedades dos polígonos. A evolução dos alunos foi acompanhada por meio de avaliações e da análise de relatórios individuais. Jogo dos polígonos Para sistematizar os conhecimentos desenvolvidos, a turma resolveu problemas e participou de um jogo sobre as propriedades dos polígonos. A evolução dos alunos foi acompanhada por meio de avaliações e da análise de relatórios individuais.
Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias