Diagnóstico inicial: o que os alunos já sabem em todas as disciplinas

Antes de elaborar o planejamento, é fundamental descobrir que conhecimentos a turma já tem e como os estudantes resolvem diferentes problemas

POR:
Alexandre de Melo

Antes de elaborar o planejamento, é fundamental descobrir que conhecimentos a turma já tem e como os estudantes resolvem diferentes problemas. Fazer sondagens e avaliações diagnósticas periodicamente ajuda a elaborar boas estratégias. Mesmo nas disciplinas ainda não ministradas aos alunos, é possível encontrar conhecimentos prévios. Veja como propor atividades de diagnóstico em todas as disciplinas

Uma sugestão para começar o ano com a turma que acaba de chegar ao 6º ano é propor uma situação de produção de texto.

Diagnóstico em Língua Portuguesa

Uma sugestão para começar o ano com a turma que acaba de chegar ao 6º ano é propor uma situação de produção de texto. Verifique questões gramaticais e de ortografia. Fique atento para a troca de letras causadas pela interferência da fala na escrita. Após a avaliação, trabalhe primeiro os erros comuns, sem deixar de lado as dificuldades individuais.

Selecione problemas para cada tipo de operação que deseja avaliar. Peça que os estudantes registrem suas estratégias de cálculo para ver o que cada um pensou para chegar a uma solução. Dê tempo para que os alunos resolvam os problemas, sem revelar que operações devem ser envolvidas em cada situação.

Diagnóstico em Matemática

Selecione problemas para cada tipo de operação que deseja avaliar. Peça que os estudantes registrem suas estratégias de cálculo para ver o que cada um pensou para chegar a uma solução. Dê tempo para que os alunos resolvam os problemas, sem revelar que operações devem ser envolvidas em cada situação.

Os experimentos podem ser um bom caminho para avaliar o que a turma conhece sobre os estados físicos da matéria, por exemplo. Proponha uma experiência com dois copos d?água. Encha um deles com água e coloque gelo no outro. Pergunte qual copo tem mais água e o que acontece com o gelo quando ele começa a derreter. Pode ser um bom ponto de partida para o trabalho.

Diagnóstico em Ciências

Os experimentos podem ser um bom caminho para avaliar o que a turma conhece sobre os estados físicos da matéria, por exemplo. Proponha uma experiência com dois copos d'água. Encha um deles com água e coloque gelo no outro. Pergunte qual copo tem mais água e o que acontece com o gelo quando ele começa a derreter. Pode ser um bom ponto de partida para o trabalho.

No 6º ano, comece pedindo aos alunos que escrevam o que entendem por História. Observe se todos conseguem ver os fatos como parte de um processo histórico. Leve quatro trechos de documentos: a carta de Pero Vaz de Caminha (1450-1500), a Lei Áurea, uma notícia nacional de poucos anos atrás e uma reportagem do jornal do dia. Verifique se a turma compreende fatos recentes como parte deste processo.

Conhecimentos prévios em História

No 6º ano, comece pedindo aos alunos que escrevam o que entendem por História. Observe se todos conseguem ver os fatos como parte de um processo histórico. Leve quatro trechos de documentos: a carta de Pero Vaz de Caminha (1450-1500), a Lei Áurea, uma notícia nacional de poucos anos atrás e uma reportagem do jornal do dia. Verifique se a turma compreende fatos recentes como parte deste processo.

Uma opção de diagnóstico é pedir que desenhem um mapa com o que se lembram da escola.

Primeiros contatos com os mapas na Geografia

Não sabe se os alunos já tiveram contato com a leitura e produção de mapas? Uma opção de diagnóstico é pedir que desenhem um mapa com o que se lembram da escola. Verifique se os alunos usam os elementos cartográficos, como legenda, título e indicações de escala.

Comece o ano fazendo perguntas diretas sobre as modalidades e a cultura corporal, como ?Conhece o jogo?? ou ?Quais são os materiais usados??. Depois, articule a teoria com a experimentação.

Teoria e prática na avaliação em Educação Física

As aulas de Educação Física são, geralmente, voltadas à prática. Este não é um motivo para deixar a teoria de lado. Comece o ano fazendo perguntas diretas sobre as modalidades e a cultura corporal, como "Conhece o jogo?" ou "Quais são os materiais usados?". Depois, articule a teoria com a experimentação.

Uma boa sugestão é selecionar dois tipos de textos simples: um anúncio de um filme e outro de um produto, por exemplo. Faça perguntas que exijam a capacidade de encontrar as respostas no material, como:

Avaliação inicial em Língua Estrangeira

Uma boa sugestão é selecionar dois tipos de textos simples: um anúncio de um filme e outro de um produto, por exemplo. Faça perguntas que exijam a capacidade de encontrar as respostas no material, como: "A que horas é o filme?" e "Quanto custa o produto anunciado?". Assim, saberá o que os alunos conhecem a respeito de um novo idioma.

Proponha que a classe faça trabalhos de autoria, usando diferentes técnicas artísticas . Verifique se a turma rompe estereótipos quando está em atividades de criação e se utiliza referências

Sondagem nas aulas de Arte

Proponha que a classe faça trabalhos de autoria, usando diferentes técnicas artísticas para expor suas ideias, como pintura, escultura, desenho e colagem. Verifique se a turma rompe estereótipos quando está em atividades de criação e se utiliza referências, para, então, definir que linguagens precisam ser aprofundadas ao longo do ano.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias