10 ideias para potencializar o ambiente de sua sala de aula

Veja como preparar o ambiente para favorecer a aprendizagem já no início do ano

POR:
Camila Camilo
Prepare uma tabela com os números de 1 a 100 e deixe visível na sala de aula, como fonte de consulta para a turma. Tabela numérica Prepare uma tabela com os números de 1 a 100 e deixe visível na sala de aula, como fonte de consulta para a turma. Cartelas de nomes dos alunos são referência para a leitura e a escrita. Não separe meninos e meninas. Lista de chamada Cartelas de nomes dos alunos são referência para a leitura e a escrita. Não separe meninos e meninas. Em um dos cantos, disponibilize jogos e brinquedos para os alunos, explicando a hora de usá-los. Jogos diversos Em um dos cantos, disponibilize jogos e brinquedos para os alunos, explicando a hora de usá-los. Selecione obras literárias e informativas adequadas à idade da turma. Todos podem aproveitá-las na aula e nos intervalos. Cantinho da leitura Selecione obras literárias e informativas adequadas à idade da turma. Todos podem aproveitá-las na aula e nos intervalos. Mantenha-o pendurado em um lugar visível para servir de referência numérica aos estudantes. Relógio Mantenha-o pendurado em um lugar visível para servir de referência numérica aos estudantes. Coloque, também, um alfabeto na parede. Evite letras cheias de desenhos: elas podem confundir os alunos. Alfabeto Coloque, também, um alfabeto na parede. Evite letras cheias de desenhos: elas podem confundir os alunos. Reserve um espaço para as produções de cada criança. Para identificá-las, que tal saquinhos etiquetados? Mural de sala Reserve um espaço para as produções de cada criança. Para identificá-las, que tal saquinhos etiquetados? Se tiver um armário, organize-o de modo a encontrar facilmente os objetos que usa com maior frequência. Materiais Se tiver um armário, organize-o de modo a encontrar facilmente os objetos que usa com maior frequência. Deixe-as ao alcance dos alunos. Elas serão muito úteis nas atividades de alfabetização. Letras móveis Deixe-as ao alcance dos alunos. Elas serão muito úteis nas atividades de alfabetização. Reúna calculadoras, medidores, materiais de contagem e régua. Sugira que utilizem-nos de acordo com a tarefa. Kit de matemática Reúna calculadoras, medidores, materiais de contagem e régua. Sugira que utilizem-nos de acordo com a tarefa. Sala de aula antes de ser preparada para receber uma nova turma de alunos Sala de aula antes de ser preparada para receber uma nova turma de alunos

Todo começo de ano, os professores recebem uma sala como esta da foto aí em cima. O espaço, ainda vazio, aos poucos ganhará vida com produções dos alunos e registros do cotidiano. Mas não é preciso esperar a turma para começar a organizar a classe. Daniela Bizzutti, professora do 1º ano da EMEF Leão Machado, em São Paulo, explica que, além das atividades feitas no primeiro dia e nos seguintes, o ambiente tem de estar pronto para receber as crianças. Dayse Gonçalves, orientadora pedagógica da Escola Carlitos, na mesma cidade, concorda: "A sala é a primeira concretização do planejamento docente, pois representa o lugar de aprendizado e socialização".

Organizar o espaço é mais do que simplesmente decorá-lo. Cada canto deve ser pensado de acordo com as atividades pedagógicas que estão previstas para o ano. O essencial é focar na função das coisas, criando um ambiente propício à aprendizagem. Fernanda Pinto Silveira, formadora do Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária (Cedac), recomenda explicar aos alunos o que é cada cantinho, fazer combinados e garantir o acesso de todos. "Assim, eles se sentem integrantes da sala e não apenas expectadores." Caso o docente compartilhe a classe com outros colegas, é importante conversar com eles e acordar onde vão ficar os materiais de cada turma.

Em geral, os objetos para essa organização são simples e o que já existe na escola pode ser aproveitado. Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC), esteve na sala de aula acima e mostra dez ideias de como organizá-la para a aprendizagem. Confira na galeria.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias