Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Uma despedida e muitos aprendizados

POR:
Anna Rachel Ferreira

No dia 28 de maio de 2015, eu iniciava um novo desafio aqui no site de NOVA ESCOLA: escrever todas as semanas sobre literatura. Desde o início me senti amedrontada pela responsabilidade e motivada pela possibilidade de espalhar informações sobre a criação literária que traz poesia a todos os dias, dos mais felizes aos mais sombrios. Todas essas quintas-feiras foram muito enriquecedoras!

Mas, hoje é o último dia em que escrevo neste espaço. (Aaaaah! :’( )Foi uma decisão consciente e fruto de uma análise profunda do que construímos até aqui. Pensando no que escrever, achei que a melhor maneira de encerrar um ciclo seria revisitando o que vivemos nele e percebendo os tantos motivos que temos para sermos gratos. Então, aqui vamos nós!

Uma das coisas que mais gostei foi me debruçar pelo processo de produção de um livro. Tive a oportunidade de entrevistar o escritor Milton Hatoum que compartilhou conosco sua relação de leitor e escritor com os livros. Desvendamos os mistérios da edição de títulos e do design gráfico que faz de cada um deles aquela belezura na estante. Até nos arriscamos a tentar produzir textos originais com as dicas de criação de personagens

que Paulo Nogueira e Noemi Jaffe, ambos autores brasileiros, nos deram. Olha a evolução!

Entre um post e outro, vocês descobriram alguns dos autores que mais admiro como Pedro Bandeira, Manoel de Barros, Mia Couto e Valter Hugo Mãe. Também aproveitei desse cantinho  que vocês me deram com tanta generosidade para falar de outras duas linguagens artísticas que amo: o cinema e o teatro. O primeiro que se inspira muito nas letras e o segundo que se funde com elas, os dois nos proporcionando experiências diferentes com a mesma narrativa.

Falamos muito sobre como a literatura serve de deleite, mas também de fonte de informação em que se deve fundamentar a prática pedagógica. Ouvi uma comparação muito bacana que diz assim: A teoria é para o professor o que a rede de proteção é para o trapezista. Pensando nesse aspecto, fizemos algumas listas de livros essenciais para os docentes polivalentes e de áreas específicas. E, claro, conversamos sobre como disseminar o prazer da leitura desde os pequeninos da Educação Infantil até os adolescentes do Ensino Médio.

Tanto NOVA ESCOLA quanto eu continuamos na convicção de que a leitura abre portas para a cidadania e a literatura amplifica o olhar sensível para o mundo em que vivemos e pode ser extremamente prazerosa. Então, não se preocupem, continuaremos falando muito sobre o belíssimo reino das letras, somente não será por aqui. Assim, despeço-me com um até breve! Nos vemos por aí!

Anna Rachel Ferreira

Tags

Guias