Educadores Nota 10 estão entre os melhores do mundo

Prêmio Professor Global (Global Teacher Prize) acaba de divulgar os 50 finalistas. Dois são brasileiros

POR:
Anna Rachel Ferreira
à esq. professor Valter Pereira de Menezes e à dir. professor Wemerson da Silva Nogueira finalistas do Prêmio Professor Global

Todos os anos, a Fundação Varkey, organização sem fins lucrativos que investe na área de Educação no mundo todo, promove o Prêmio Professor Global para reconhecer educadores com trabalhos de destaque. Nesta edição, 20 mil profissionais participaram da seleção que resultou na escolha dos 50 melhores. Na lista, estão dois nomes conhecidos dos leitores de NOVA ESCOLA: Wemerson da Silva Nogueira e Valter Pereira de Menezes, ambos vencedores do Prêmio Educador Nota 10. Os dez vencedores da competição internacional serão conhecidos em fevereiro de 2017.

A tragédia ocorrida em Mariana (MG) inspirou o trabalho de Wemerson, que se tornou o Educador do Ano de 2016 (confira reportagem completa aqui). Em Nova Venécia (ES), o educador levou os alunos do 9º ano da EEEFM Antônio dos Santos Neves a pesquisar as consequências do desastre da Samarco para as comunidades circunvizinhas à escola. Depois de visitas in loco, análises da água e entrevista com moradores afetados, eles decidiram fazer a diferença. Produziram filtros para utilização doméstica em higiene pessoal e limpeza da casa, por exemplo.

Valter foi reconhecido em 2015 pela premiação da Fundação Victor Civita (FVC) com o projeto Água Limpa, desenvolvido em Santo Antônio do Rio Tracajá (AM). O trabalho foi realizado durante as aulas de Ciências do 9º ano, na EM Luiz Gonzaga. A turma estudou maneiras de tratar a água e também produziu filtros que foram distribuídos para a comunidade (conheça mais sobre o projeto do educador).

O Prêmio Professor Global foi criado para reconhecer um educador excepcional que tenha feito uma contribuição extraordinária a sua profissão, destacando as mudanças que podem promover na sociedade. A lista com os dez melhores será divulgada em fevereiro de 2017 e o vencedor, que levará 1 milhão de dólares, será anunciado no Fórum Global sobre Educação e Habilidades em Dubai no dia 19 de março de 2017.

Tags

Guias