20 ideias para ajudar os alunos a superar as dificuldades do Pisa

Confira planos de aula, reportagens e vídeos que colaboram para o aprendizado de habilidades em que o Brasil não foi bem

PorAnna Rachel Ferreira

07/12/2016

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) foram divulgados no dia 6 de dezembro. O desempenho do Brasil não foi muito animador. Estagnamos em Ciências e Leitura e tivemos queda em Matemática, área que vinha crescendo historicamente. A pergunta que isso gera é “O que os estudantes não estão aprendendo?” Segundo documento divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que realiza o exame, os brasileiros não vão bem em questões consideradas mais complexas.

Olhando para as três áreas avaliadas, é possível exemplificar o que isso significa. Em Ciências, a maioria dos estudantes consegue explicar fenômenos cientificamente, mas não interpreta dados e evidências científicas. Já em Leitura, eles identificam informações explícitas em um texto, mas têm dificuldade em interpretá-lo e associá-lo com dados externos. Na área de Matemática, a média dos alunos nacionais lida bem com questões quantitativas, mas sofrem ao lidar com formulações e geometria.

Pensando nisso, a NOVA ESCOLA e a Fundação Lemann fizeram um levantamento de materiais que podem ajudar a planejar ou complementar as aulas que tenham esses pontos fracos dos estudantes como alvo. Confira, abaixo, a lista com planos de aula, vídeos e reportagens. A seleção dos vídeos do Youtube Edu foi realizada pelo professor João Machado, curador do canal.

Foco na pesquisa científica: como as aulas de Ciências podem instigar a curiosidade dos alunos

Ela ensinou como se faz ciência de verdade: Flávia Pereira Lima desafiou a garotada a refazer a pesquisa realizada pelo cientista que descobriu o mal de Chagas

Em Ciências é preciso estimular a curiosidade de pesquisador

Tutorial para a construção de um modelo de submarino

Escrever para aprender Ciências Naturais: artigo da pesquisadora Ana Espinoza

Investigações sobre a Lua na EJA: projeto do professor Felipe Bandoni de Oliveira

O conceito de gênero textual e seu uso em aula: artigo de Rita Jover-Faleiros

Plano de aula: Leitura de textos jornalísticos

A carta de Pero Vaz de Caminha: como interpretar nosso primeiro documento

Bom de Língua: Você sabe o que é coesão e como usá-la?

Bom de Língua: Atenção à coerência garante que textos façam sentido

Bom de Língua: Interpretação de poema de Carlos Drummond de Andrade

Bom de Língua: Interpretação da música Televisão, dos Titãs

Plano cartesiano muito além da batalha naval: reflexão sobre a localização dos pontos e as convenções matemáticas