Conheça Antoni Gaudí e a construção da silhueta de uma das mais belas cidades do mundo

Exposição na capital paulista traz um panorama das transformações arquitetônicas de Barcelona, na Espanha

POR:
Anna Rachel Ferreira

Até 5 de fevereiro de 2017, o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, recebe a exposição Gaudí: Barcelona 1900. Para quem não conhece, Antoni Gaudí (1852-1926) foi um artista e arquiteto catalão, cujo maior projeto foi a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona. A obra é tão grandiosa que começou a ser construída em 1882 e está prevista para ser finalizada em 2026. Apesar de não estar pronta, a área construída é de uma beleza tão singular que impressiona os visitantes da cidade e, inclusive, é a razão de muitos deles irem à Espanha.

Na mostra da capital paulista, podemos ver o processo criativo do artista. Exímio observador da natureza, ele estudou a ossada de uma cobra para construir os arcos da basílica.  Além disso, ele trabalhava com fios e pesos para calcular minuciosamente a distância entre as bases dos arcos – na exposição, há maquetes para mostrar esse estudo. Ainda é possível ver miniaturas de grandes construções realizadas por ele. No total, são 11 obras, 46 maquetes  - quatro são enormes e ficam no saguão do museu - e 25 peças, como objetos e mobiliários, criadas pelo mestre catalão. Para completar, há 40 trabalhos de artistas contemporâneos a Gaudí, responsáveis pela integração entre urbanismo, arquitetura, arte, design e indústria em Barcelona, fatores que tornaram única a silhueta da cidade.

 

NOVA ESCOLA fez uma transmissão ao vivo, direto da exposição, mostrando alguns desses itens e dando dicas de atividades que você pode fazer em sala de aula, inspiradas nesse grande artesão. Confira nossa visita:

Tem muita informação interessante para ser compartilhada com os estudantes, não é mesmo? Para colaborar com o trabalho, a equipe do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake preparou um livreto com mais sugestões de encaminhamentos para apreciação das obras expostas e a realização de ateliês com os estudantes. Para adquirir o material, é só entrar em contato com a equipe da instituição pelo telefone (11) 2245-1900 ou acessar o site (http://www.institutotomieohtake.org.br/).

 

Gaudí: Barcelona 1900, até 5 de fevereiro de 2017, de terça a domingo, das 11h às 20h, no Instituto Tomie Ohtake (endereço e cidade), 12 reais (grátis às terças-feiras)

Tags

Guias