Minha aula viralizou na internet

Tarsila Baylão teve os fluxogramas de sua revisão sobre Redação compartilhados mais de 90 mil vezes no Facebook

POR:
Tarsila Baylão
Um dos esquemas criados pela professora Tarsila Baylão para os alunos estudarem para o ENEM

“Sou professora há 10 anos. Logo que ingressei no curso de Letras, tive a oportunidade de atuar como docente substituta na escola em que trabalhava como secretária. Entre uma substituição e outra, o tempo foi passando e, no meio do curso, fui convidada a assumir uma turma. Nesse período, já lecionei tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio, principalmente nas disciplinas de Redação e Literatura.

A instituição em que trabalho atualmente oferece, todos os anos, uma maratona de aulas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar de não estar com nenhuma turma dessa etapa de ensino, a coordenação me chamou para dar a aula de Redação. Durante a minha exposição dialogada, eu mostrei alguns slides que foram solicitados posteriormente pelos estudantes. Como eu havia utilizado o material mais para minha própria orientação e eles não possuíam todas as informações que eu julgava importantes, decidi fazer fluxogramas.

Trabalhar com desenhos é algo frequente para mim. Então, fiz os esquemas que acreditei que ajudariam os estudantes a revisar o que havia sido abordado no estudo. Para facilitar o acesso, já que essa geração não é muito habituada ao e-mail, decidi fotografar todas as folhas e publicá-las no meu perfil pessoal no Facebook.

Eu não sou uma fã de redes sociais, confesso. Sou bastante tímida e quase tudo em minha página é bloqueado. Mas, fiz essa postagem aberta para que os estudantes conseguissem pegar o material com facilidade. Isso aconteceu em um domingo. De segunda para terça, o post já tinha 5 mil compartilhamentos. Eu tomei um susto. Não esperava por isso, mas fiquei imensamente feliz. Então, escrevi uma nota pública agradecendo a repercussão e reforçando a minha crença de que a missão do professor é espalhar o conhecimento.

Os números continuaram crescendo – agora já são 27 mil interações e 99.709 compartilhamentos –  e alguns veículos de imprensa também entraram em contato comigo. Na escola, eu comecei a ser abordada com muito mais frequência do que antes. Entusiasmada com o que estava acontecendo, uma amiga criou uma página no Facebook por conta própria, me colocou como administradora e disse: ‘Agora, você vai postar os fluxogramas que faz aqui’. Foi assim que nasceu a Rabiscos de Aula. Já fiz mais materiais para o estudo de inglês e estou muito animada para montar um cronograma de publicações para o estudo das disciplinas com as quais trabalho.

Também decidi aproveitar essa fama instantânea para fazer algo que eu queria há muito tempo: um aulão gratuito para os estudantes da rede pública. Conversei com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária e de Serviços de Carangola (ACIAC) que me cedeu o espaço e abri as inscrições no Facebook. Participaram 30 alunos de várias cidades próximas. Me senti renovada com a interação durante a aula e os agradecimentos de vários deles ao final. Fiquei ainda mais satisfeita quando concluí que ao menos três dos contextos discutidos em aula cabiam no tema proposto pelo Enem desse ano sobre intolerância religiosa.

Olhando para tudo o que aconteceu nas últimas semanas, reelaborei a minha missão como docente e acredito que devo utilizar as portas que estão sendo abertas para fazer o que eu mais gosto: ensinar. Por essa razão, fiz uma experiência de aula pelo Facebook que pretendo repetir e estou escrevendo um projeto para realizar outras parcerias com a prefeitura do meu município e instituições para desenvolver cursos de Língua Portuguesa e Inglesa para os adolescentes de baixa-renda. Seja por meio de redes sociais ou pessoalmente, o que dá sentido à minha profissão é saber que estou colaborando com a aprendizagem dos estudantes.”

Tarsila Baylão leciona Língua Portuguesa na escola Officina do Saber na da cidade de Carangola, a 218 km de Belo Horizonte

Depoimento a Anna Rachel Ferreira

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias