Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

6 ferramentas para turbinar o ensino de Língua Estrangeira

POR:
Nairim Bernardo

Aprender e ensinar uma segunda língua não é uma tarefa fácil. Em muitas escolas, além do tempo destinado para as disciplinas de Inglês e Espanhol ser reduzido, o grande número de alunos por sala dificulta a atenção personalizada que a prática merece.

Mas é possível dar um upgrade nas aulas! Como? Sugerindo atividades diferentes, em suportes digitais, aos alunos. Elas podem tanto complementar o conteúdo trabalhado em sala quanto servirem como atividades extras para os estudantes que querem avançar em relação ao que está sendo trabalhado com a turma.

Abaixo, selecionamos seis plataformas que podem passar a fazer parte do seu planejamento.

Duolingo

O aplicativo funciona como um jogo: a cada fase que o usuário cumpre, ele ganha pontos para passar para a próxima. No começo, ele é apresentado a palavras, depois passa a traduzir frases e assim por diante. Além da tradução, os exercícios também trabalham a fala, a escuta e a escrita. Também é possível definir metas a serem alcançadas. A plataforma é gratuita e está disponível para computadores e celulares com os sistemas Android e iOs.

Idiomas oferecidos: inglês, espanhol, francês e alemão

Para conhecer mais, assista ao vídeo.

Cambridge English

O site da Universidade de Cambridge oferece diversos recursos para adultos e crianças que desejam aprender inglês: são exercícios online, jogos, materiais em PDF, preparação para provas e até mesmo dicas para os pais ajudarem os filhos nas tarefas. Também há uma área do site destinada a professores de inglês. Tudo gratuito.

Idioma oferecido: inglês

Memrise

O site é voltado para quem deseja ampliar o vocabulário de alguma língua sobre a qual já tenha algum conhecimento. Por meio de um cadastro simples (que pode ser realizado pelo Facebook), o usuário tem acesso a vídeos, áudios, imagens, exercícios e jogos. É possível criar um grupo para estudar com amigos. Para quem está disposto a pagar por mais conteúdos, existe uma versão com mais recursos disponível por 9 dólares mensais.

Idiomas oferecidos: inglês, alemão, japonês, italiano, francês, espanhol, latim, coreano e russo

Lexical Book

A ferramenta é focada no estudo de vocabulário, permitindo que cada usuário crie cartões que ajudam na memorização. O cartão tem dois lados, permitindo, por exemplo, que de um se coloque a foto de um objeto e de outro o nome ou uma explicação, em texto ou áudio, sobre ele. Depois de elaborados, os cartões podem receber nomes e hashtags, que facilitam o agrupamento por tema, aula ou unidade de ensino. O aplicativo está disponível para Android e iOs, mas também e possível cadastrar um endereço de e-mail por meio do qual os cartões podem ser acessados.

Para conhecer mais, assista ao vídeo.

Bartleby

Uma das formas de estudar uma segunda língua de uma forma interessante é por meio da leitura. Nesse site, dá para acessar gratuitamente diversos livros em inglês.

Idioma disponível: inglês

Babbel

A ferramenta oferece testes e atividades de vocabulário, gramática e elementos do idioma para diversos níveis. A primeira tarefa é gratuita para que o usuário possa testar a plataforma, mas as outras são pagas. A mensalidade pode variar de 12 a 23,95 reais, dependendo do pacote escolhido.

Idiomas oferecidos: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, russo, turco, holandês, dinamarquês, sueco, norueguês, polonês, indonésio e português

Para conhecer mais, assista ao vídeo.

Tags

Guias