Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Cinco livros de mistério e aventura para adolescentes

POR:
Anna Rachel Ferreira

Hoje, na redação de NOVA ESCOLA, recebemos a visita de um grupo de alunos da EMEF Professora Marili Dias, em São Paulo. Os estudantes, do Ensino Fundamental 2, fazem parte do projeto Imprensa Jovem e vieram conhecer o dia a dia de uma redação jornalística e compartilhar suas experiências e visões sobre a escola em que estudam.

Acompanhados do Educador Nota 10 Fábio Augusto Machado, os adolescentes escolheram quais áreas gostariam de conhecer melhor. Basicamente, eles se dividiram entre design e reportagem. Enquanto estava na minha mesa elaborando a pauta de perguntas para uma entrevista que faria no fim da tarde, a nossa editora de Comunidades e Crescimento, Elaine Iorio, trouxe Ramon até mim. Ele me contou que gosta muito de ler e gostaria que eu indicasse livros de aventura e mistério para ele.

A primeira ideia que me ocorreu foi a dos livros de Pedro Bandeira (como comentei recentemente, li toda a série Os Karas na adolescência). Separei alguns dos títulos do autor que estavam comigo e pedi que ele escolhesse. O garoto saiu daqui todo feliz com um exemplar de Brincadeira Mortal (88 págs., 48 reais) e de Prova de Fogo (88 págs., 48 reais) e eu fiquei ainda mais entusiasmada ainda ao ver o brilho de satisfação nos olhos dele.

Depois que foram embora, fiquei refletindo sobre como esse tipo de livro sempre me engajou. Aliás, não perdi o hábito de decifrar os mistérios juntos com os personagens, como se eu fizesse parte da história ou tivesse algum poder sobre ela. Vai dizer que você nunca quis que a moça da narrativa te ouvisse para avisar que ela corria perigo?

Com a ajuda da repórter Laís Semis elaborei uma lista com alguns títulos que podem aguçar a curiosidade dos seus alunos. Confira:

O Gênio do Crime (João Carlos Marinho, 128 págs.): a trama gira em torno de um clássico da garotada: as figurinhas de futebol. Quem já colecionou, sabe, sempre existem aquelas que são bem raras, fabricada em quantidades menores, e todo mundo quer ter. Mas, nessa história, uma produção clandestina começa a fornecer as figurinhas mais desejadas, fazendo com que o dono da fábrica oficial não consiga dar prêmios a todas as crianças que completaram seus álbuns. O fato gera revolta entre a garotada e a Turma do Gordo dá início às suas aventuras em busca de descobrir quem é o autor do caso. A obra foi adaptada para o cinema em 1973.

Os Karas (Pedro Bandeira, 6 volumes, 50 reais cada título): o grupo de heróis adolescentes que dão nome à série de seis livros de um dos mais famosos autores da literatura infantojuvenil brasileira foi a porta de entrada de muitos amantes do mundo dos livros. A saga, além de solucionar diferentes mistérios, trata de temas como amizade, destruição da natureza e nazismo. A série é composta pelos títulos A Droga da Obediência (1984), Pântano de Sangue (1987), Anjo da Morte (1988), A Droga do Amor (1994), Droga de Americana! (1999) e A droga da amizade (2014).

A História Sem Fim (Michael Ende, 400 págs., 56,05 reais): de autoria do escritor alemão Michael Ende, o livro foi publicado em 1979 e adaptado para o cinema, em 1984. O protagonista Bastian começa como o leitor de uma história de mesmo título, mas, enquanto a narrativa avança, o menino se torna parte dela, entrando nas aventuras da terra de Fantasia e assumindo um papel ativo nessa viagem mágica em um reino imaginário.

O Mistério do 5 estrelas (Marcos Rey, 144 págs.): integrante da Série Vaga-Lume, uma coleção de livros infantojuvenis, a narrativa aborda um assassinato no apartamento 222, do luxuoso Emperor Park Hotel. Quem encontra o corpo é Léo, mensageiro desse hotel 5 estrelas de São Paulo. A polícia é chamada para a desvendar a morte e o garoto é demitido, acusado de roubar objetos da cena do crime. Apesar de provar sua inocência, Léo fica intrigado e decide, por conta própria, ir atrás do caso. O livro já teve mais de 3 milhões de exemplares vendidos desde 1981, quando foi publicado.

O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie, 296 págs, 34,90 reais): esse clássico de Agatha Christie foi publicado em 1926, mas ainda instiga muito o público. A história gira em torno de três crimes misteriosos, entre os quais o assassinato do milionário Roger Ackroyd, e chamam a atenção de uma senhora que acredita haver relação entre eles. Para solucionar o caso deste romance policial, o detetive aposentado Hercule Poirot, personagem que aparece em mais de 40 livros da autora, deixa suas férias e assume a investigação cujos suspeitos vão mudando a cada nova pista.

Espero que tenham gostado dessa pequena lista! :)

Até o próximo post!

Anna Rachel

Tags

Guias