Ferramentas gratuitas para ajudar os alunos na preparação do Enem
Conheça cinco plataformas com simulados e revisões para o exame
18/10/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
18/10/2016
A contagem regressiva dos alunos para o Enem já começou? Nos dias 5 e 6 de novembro será realizada a prova em todos os cantos do país.
Como hoje o exame substitui o vestibular em diversas universidades públicas, ele tem atraído cada vez a atenção dos estudantes – e dos professores.
Em diversas escolas, nessa época do ano, grupos de estudo são formados e simulados aplicados para as turmas do Ensino Médio. E você, professor, pode dar uma mãozinha para ajudá-los nessa reta final.
Separamos cinco plataformas digitais gratuitas que oferecem desde plantão de dúvidas até a correção de redações que você pode indicar para suas turmas.
Na plataforma de estudos, criada por meio de uma parceria entre o MEC e a Geekie, o estudante encontra diversos conteúdos para se preparar para o exame:
- Boletim de notícias diário com informações sobre o Enem;
- Programa de TV que a cada dia explora uma área do conhecimento;
- Resoluções em vídeo, que podem ser baixados, de questões que já caíram nos anos anteriores;
- Videoaulas com conteúdos da prova, que podem ser comentadas, curtidas e compartilhada; e
- Simulados online, planos de estudos e exercícios.
Todas as funcionalidades estão disponíveis para alunos matriculados no último do Ensino Médio, na rede pública ou privada – os demais têm acesso apenas às videoaulas. O conteúdo pode ser acessado por meio dos aplicativos disponibilizados para Android e iOS.
O site disponibiliza simulados online para o ENEM e diversos vestibulares. A cada prova realizada o aluno consegue saber, na hora, a nota que tiraria no exame e onde passaria com ela. A grande sacada é que conforme eles fazem os testes, vão juntando pontos que permitem resgatar novas provas, receber consultorias e obter planos personalizados de estudo. Os relatórios individuais permitem uma comparação com a concorrência e mostram as chances de passar no SiSU, ProUni ou Fies.
A plataforma ainda traz o calendário de vestibulares, explicações sobre o SiSU, dicas de estudo, modelos de redações corrigidas, informações sobre cursos e profissões, entre outros.
A comunidade online permite que qualquer usuário, de maneira colaborativa, resolva questões apresentadas por outros usuários. Para colaborar, o primeiro passo é filtrar as questões a serem respondidas. É possível escolher por área de conhecimento, disciplina, série, entre outros parâmetros. Cada enunciado traz uma aba de resoluções, com as soluções encontradas por outros estudantes, e uma aba de discussão, para tirar dúvidas por texto ou áudio sobre a questão. Há ainda a possibilidade de fazer anotações, que ficam disponíveis apenas para o aluno, para registrar algum ponto chave da pergunta.
Um destaque é que cada um também tem o seu painel, no qual é possível encontrar todas as estatísticas dos simulados já realizados. Outro, é que as resoluções ficam abertas para a votação e quem mais colabora junta pontos para ganhar prêmios no final do mês.
O site tem uma área gratuita na qual os estudantes podem enviar suas redações e tê-las corrigidas colaborativamente por outros usuários, que podem fazer comentários nas redações. Toda semana um tema novo é sugerido pela equipe do projeto. Já foram pauta “As consequências do avanço das drogas no Brasil”, “Tabagismo no século 21” e “A questão da depressão e seus impactos na sociedade”. Além disso, por lá é possível encontrar orientações para a elaboração do texto e dicas para evitar receber a nota zero.
O aplicativo conta com uma seção exclusiva – e gratuita – para o Enem. Nela, os alunos, depois de um breve cadastro, podem acessar os conteúdos de revisão por área do conhecimento – Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, entre outros. Há também simulados, jogos de pergunta e resposta e desafios. Neste último, o estudante pode escolher um amigo e disputar quem acerta mais questões.
Últimas notícias