Proposta de plano plurianual de Língua Portuguesa

POR:
NOVA ESCOLA

Período: 6º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura de contos de terror de vários autores (Edgar Allan Poe, Robert L. Stevenson etc.).
- Estudo de marcas linguísticas na linguagem escrita: coesão, coerência e discurso direto e indireto. 

Atividades permanentes
- Leitura semanal das principais notícias de jornal.

Projetos didáticos
- Produção de resenhas de livros e filmes de terror. Compilação de textos em que os jovens tratam de uma obra, contendo os episódios principais narrados e a opinião pessoal.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura de reportagem.
- Ortografia e padrões da escrita: transcrição de canções. 


Atividades permanentes

- Leitura semanal das principais notícias de jornal.

Projetos didáticos
- Produção de contos de terror para elaboração de uma coletânea da turma a ser disponibilizada na biblioteca da escola.

Período: 7º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura de textos de opinião e análise de marcas linguísticas próprias da argumentação. 

Atividades permanentes
- Elaboração de jornal mural contendo as principais notícias da semana.

Projetos didáticos
- Leitura de artidos de divulgação científica, escolha de temas e preparação de seminários.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura e análise de cartas de leitores presentes na mídia escrita. 

Atividades permanentes
- Semanalmente, produção de textos para o jornal mural.

Projetos didáticos
- Produção de programas de rádio via podcast sobre grandes autores da literatura brasileira em diferentes gêneros: poesia, contos, crônicas e romances. Os alunos devem desenvolver o trabalho com roteiros e perceber as diferenças entre linguagem oral e escrita.

Período: 8º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Análise de textos do gênero dramático: novela e texto teatral.
- Análise e reflexão sobre o uso dos conectivos como elementos coesivos do texto. 

Atividades permanentes
- Quinzenalmente, trabalhar com compreensão, produção e análise de textos que apresentam questões controversas (artigos de opinião, cartas de reclamação e editoriais) que possibilitem identificar elementos constitutivos presentes nos processos de argumentação.
- Semanalmente, produção de textos para o jornal mural.

Projetos didáticos
- Produção de jornal opinativo com artigos sobre problemas da escola e/ou da comunidade. Após o lançamento, um debate regrado permite que leitores e autores troquem ideias sobre os textos.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Produção, revisão e edição de gêneros orais: entrevistas e relatos. 

Atividades permanentes
- Semanalmente, produção de textos para o jornal mural.

Projetos didáticos
- Escrita, produção e apresentação de uma peça teatral. Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores, inferir informações pressupostas ou subentendidas, comparar versões de um mesmo texto quanto ao tratamento temático ou estilístico e compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento da ação.

Período: 9º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Análise e produção de textos em versos: poemas e canções. 

Atividades permanentes
- Semanalmente, produção de textos para o jornal mural.

Projetos didáticos
- Campanha de divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), retomando os projetos trabalhados anteriormente, como jornal mural, podcast, ciclo de debates, biografias e reuniões literárias com ênfase em obras que trabalham a questão da infância.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura de contos de Lygia Fagundes Telles: análise do estilo da autora. 

Atividades permanentes
- Semanalmente, produção de textos para o jornal mural.

Projetos didáticos
- Painel sobre candidatos ao Ensino Médio. Os alunos devem trabalhar a linguagem formal, conceitos e questões éticas e na elaboração de currículos. Reunir informações pessoais presentes e passadas (documentos, cursos, desempenho escolar e experiências) para se candidatar a uma vaga no Ensino Médio. Organizar uma discussão sobre carreiras e profissões.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias