Proposta de plano plurianual de Língua Estrangeira

POR:
NOVA ESCOLA

Período: 6º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Diálogos informais de apresentação usando a ordem correta das palavras na sentença, preposições de lugar, tempo e direção, números e perguntas (who, what, why, where e how).
- Conversa sobre questões do cotidiano explorando os tempos verbais (presente simples, presente contínuo de verbos frequentes, presente e passado dos verbos to be e to have). 

Atividades permanentes
- Pronúncia - desenvolvimento de atividades de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).

Projetos didáticos
- Leitura de materiais informativos sobre as sociedades dos Estados Unidos e da Inglaterra e escrita de cartazes comparando características como o clima, a alimentação, os hábitos e os esportes favoritos nos dois países.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura de textos informativos em jornais e na internet, explorando o uso de artigos definido e indefinido, de pronomes e de advérbios de frequência. 

Atividades permanentes
- Pronúncia - desenvolvimento de atividades de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).

Período: 7º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura de revistas em quadrinhos (Charlie Brown, Garfield e Calvin), explorando tempos verbais (presente simples, presente progressivo de verbos frequentes) e o uso de verbos regulares e irregulares. 

Atividades permanentes
- Pronúncia - desenvolvimento de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).
- Twitter em inglês. Os alunos abrem contas nessa rede social e seguem os colegas (o professor segue todos). Semanalmente, o docente avalia a participação de todos e os erros mais frequentes.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura e reconto de histórias com o uso de preposições (tempo, lugar e direção), advérbios de frequência, tempo e modo; passado simples do verbo to be e de verbos regulares e irregulares frequentes e básicos. 

Atividades permanentes
- Pronúncia - desenvolvimento de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).

Projetos didáticos
- Criação de um blog em inglês com espaço para a publicação de textos e comentários sobre questões de interesse dos alunos.

Período: 8º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura em voz alta e discussão de graphic novels (Batman, Sin City) analisando o modo de expressar ideias indefinidas, como fazer comparações e expressões idiomáticas. 

Atividades permanentes
- Pronúncia - desenvolvimento de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).
- Blog em inglês. Manutenção da publicação de textos e comentários.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura e escrita de descrições de personagens e cenários, com ênfase no uso de adjetivos, verbos e substantivos seguidos de preposição, verbos modais e ligação de sentenças com so, when e while

Atividades permanentes
- Pronúncia - desenvolvimento de listening e speaking.
- Blog em inglês. Manutenção da publicação de textos e comentários.

Projetos didáticos
- Apresentação de um talent show em que os alunos, em duplas ou trios, fazem encenações, cantam e declamam textos. O foco é o uso correto de pronúncia e entonação, além da riqueza vocabular.

Período: 9º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura em voz alta e discussão de gêneros literários: poemas e contos (há vários disponíveis de Edgar Allan Poe). 

Atividades permanentes
- Blog em inglês. Manutenção da publicação de textos e comentários.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Crítica cinematográfica. Em duplas ou trios, apresentação oral sobre curta-metragem em inglês sem legendas Citar características, personagens e dados do diretor e atores, explorando diferentes tempos verbais, discurso direto e indireto. 

Atividades permanentes
- Blog em inglês. Manutenção da publicação de textos e comentários sobre questões de interesse dos alunos.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias