Proposta de plano plurianual de Geografia

POR:
NOVA ESCOLA

Período: 6º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura de textos sobre os conceitos de paisagem, espaço e lugar.
- Pesquisa iconográfica para o estudo de paisagens do espaço urbano e rural.
- Trabalho de campo sobre a orientação no espaço geográfico. 

Projetos didáticos
- Nosso bairro. Estudo do meio do entorno da escola por meio de ficha a ser completada com dados e fotos. Entrevistas com moradores sobre a paisagem no passado e coleta de fotos antigas. Elaboração de painel com fotos antigas e atuais e relatório sobre as mudanças na paisagem local.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Pesquisa em atlas geográficos sobre os elementos da natureza e sua interdependência (relevo, hidrografia clima e cobertura vegetal).
- Leitura de mapas e atlas geográficos sobre as grandes paisagens vegetais da Terra e do Brasil.
- Leitura de reportagens de jornais e revistas sobre os fenômenos atmosféricos e as mudanças climáticas. 

Atividades permanentes
- Leitura crítica de jornal. Quinzenalmente, formar grupos, escolher uma notícia relacionada com vegetação e/ou tempo e/ou problemas ambientais. Leitura da reportagem e identificação do fenômeno estudado, com ajuda de atlas e de outros suportes como a internet e o livro didático. Analisar o fenômeno, comparando-o com a realidade local: se a notícia for de desmatamento, qual formação vegetal está sendo evidenciada na reportagem? Qual o local de abrangência dessa vegetação e a formação presente onde vivo? Houve ou há desmatamento onde vivo? Os alunos devem reescrever a notícia escolhida com foco nos problemas identificados no local onde moram, como desmatamento, poluição e lixo.

Período: 7º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura de mapas sobre a construção e a formação do território brasileiro.
- Análise de gráficos e tabelas sobre a formação e a dinâmica demográfica do Brasil.
- Leitura de textos e gráficos com o desempenho histórico da indústria nacional. 

Projetos didáticos
- A paisagem natural brasileira e a ação humana. Elaboração de croquis em escala com a vegetação, o relevo, a hidrografia e o clima do Brasil. Os alunos fazem uma sobreposição de mapas, por exemplo, de industrialização e densidade demográfica, hidrografia e energia etc. Os trabalhos devem compor uma exposição.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura de textos sobre a urbanização brasileira.
- Análise do projeto de cidades (Belo Horizonte, Goiânia, Brasília) para avaliar o crescimento urbano desordenado no país. 

Atividades permanentes
- Leitura crítica de jornal. Quinzenalmente, formar grupos, escolher uma notícia de jornal relacionada às desigualdades sociais no Brasil e à realidade local.

Projetos didáticos
- As identidades regionais. Pesquisa sobre cidades das cinco regiões do Brasil indicando estado e região em que se localizam, características do clima, da vegetação e do relevo, rota mais curta para chegar ao local, pontos turísticos e características econômicas e sociais da população. Produção de cartaz com imagens do local e texto de apoio.

Período: 8º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura e confecção de mapas usando escala e projeção cartográfica.
- Américas: construção do território, colonização e formação territorial. 

Atividades permanentes
- Cineclube geográfico. Mensalmente, exibir filmes que se relacionem com os conteúdos trabalhados, seguidos de debates. Sugestões: Diários de Motocicleta, Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo e Jogos do Poder.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura de atlas geográficos e confecção de mapas com as paisagens naturais das Américas: relevo, hidrografia, clima e vegetação.
- Análise de gráficos e tabelas sobre indicadores econômicos, sociais e de níveis de desenvolvimento. 

Projetos didáticos

- Os Blocos Econômicos. Os alunos, organizados em grupos, devem publicar uma revista sobre um bloco econômico: a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, a Apec etc. Na publicação deve constar: dados históricos da organização, países-membro indicados em mapas, dados econômicos, sociais, culturais e demográficos dos participantes.

Período: 9º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura de mapas e atlas sobre a organização do espaço geográfico em períodos históricos distintos.
- Pesquisa sobre estereótipos nacionais em filmes, músicas, jornais e revistas para analisar o modo de vida e a identidade cultural de diferentes povos. 

Atividades permanentes
- Leitura crítica de jornal e revistas. Quinzenalmente, avaliar os jornais e revistas de maior circulação e montar uma tabela em que fique clara a distribuição de espaço por país (qual o tamanho das sessões com notícias nacionais e internacionais? Quais os países mais citados? Quais os continentes? A cobertura é mais positiva ou negativa?). Um debate deve tentar estabelecer a causa desse tipo de cobertura.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Análise de filmes sobre a Guerra Fria (Treze Dias que Abalaram o Mundo e Dr. Fantástico).
- Leitura de textos, análise de gráficos e atlas sobre a divisão econômica mundial: o norte e o sul. 

Atividades permanentes
- Observação de propagandas.

Projetos didáticos
- A Globalização do Cotidiano. Em grupos, os alunos devem escolher três produtos do cotidiano ou eletroeletrônicos de uso doméstico e pesquisar o país de origem, localizá-lo no mapa-múndi e acompanhar sua trajetória até eles. Num seminário, devem expor uma reflexão sobre essa trajetória, levando em conta aspectos sociais, financeiros e políticos.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias