Território do saber

Como abordar conteúdos de cartografia do 1º ao 5º ano

POR:
Ana Rita Martins

Para ajudá-lo a utilizar o mapa político disponível nesta página, NOVA ESCOLA preparou planos de aula para as séries iniciais do Ensino Fundamental (no quadro ao lado). No 1º e no 2º anos, as crianças começam a descentralizar seu ponto de vista - ou seja, tornam-se capazes de enxergar a posição de um objeto em comparação a outro, e não somente em relação a si mesmas. O trabalho cartográfico pode começar por um ambiente conhecido, como a escola. Desenhando a sala de aula, os alunos aprendem conceitos como lateralidade, proporcionalidade e distância. Com esse conhecimento, é possível usar o mapa do Brasil para reforçar as noções de perto e longe, além de interpretar seus principais símbolos. Já familiarizados com outras representações geográficas, alunos do 3º ao 5º ano entendem conceitos mais específicos, como o de limite espacial, assim como a noção de escala.

Mapa

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