Proposta de plano plurianual de História

POR:
NOVA ESCOLA

Período: 6º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Uso de diferentes linguagens das fontes históricas: documentos escritos, mapas, imagens e entrevistas.
- Análise da vida na Pré-História com base na exibição do filme A Guerra do Fogo

Atividades permanentes
- Visitas mensais a patrimônios históricos e culturais e museus.

Projetos didáticos
- Grandes Civilizações do Oriente Próximo. Apresentações orais e cartazes sobre o surgimento do Estado e aspectos da vida e da cultura egípcia, mesopotâmica, hebraica, fenícia e persa ainda presentes na nossa sociedade.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Pesquisa bibliográfica sobre aspectos da vida na China e na África antigas.
- Pesquisa iconográfica sobre a arte cristã e a islâmica para estudar a influência da fé na sociedade e na cultura. 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a patrimônios históricos e culturais e museus.

Projetos didáticos
- Semelhanças e diferenças entre gregos e romanos. Seminário destacando aspectos da vida e da cultura desses povos ainda presentes em nossa sociedade. A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos, religião, cidades-estado, pólis, democracia e cidadania. A vida na Roma antiga: vida urbana e sociedade, cotidiano, república, escravismo e militarismo.

Período: 7º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura de textos sobre relações sociais, econômicas, políticas e religiosas sob o feudalismo.
- Análise das cruzadas com base na exibição do filme Cruzada.
- Leitura de textos sobre a formação das monarquias nacionais (Portugal, Espanha, Inglaterra e França). 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a patrimônios históricos e culturais e museus.

Projetos didáticos
- Reforma protestante e Contra-Reforma. Seminário sobre o peso da religião no mundo medieval. Apontar as causas e a repercussão da Reforma e discutir o poder da Igreja nas decisões de Estado e na vida das pessoas.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura de textos e reflexão sobre a expansão marítima europeia nos séculos 15 e 16
- Análise do Brasil no período pré-colonial com base na exibição do filme Hans Staden
- Pesquisa iconográfica sobre o Brasil colonial: obras sacras e pinturas (de Debret, Taunay e Post) mostrando o cotidiano, a escravidão, as paisagens, o engenho e a cidade. 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a patrimônios históricos e culturais e museus.

Projetos didáticos
- Ocupação da América. Apresentações orais e mapas para serem afixados na escola, destacando os pontos onde os europeus se estabeleceram, como foram se expandindo pelo território e os principais povos na época (maias, astecas, incas e tupis).

Período: 8º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Leitura de textos sobre a independência dos Estados Unidos e da América Espanhola.
- Leitura crítica do especial Veja - 1808, que cobre a vinda da Família Real para o Brasil e a conjuntura mundial naquele ano. 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a patrimônios históricos e culturais e museus.

Projetos didáticos
- Independência do Brasil. Produção de textos para um hipotético jornal do período anterior à emancipação do Brasil que defende a independência. Os artigos, as entrevistas e as reportagens devem abordar as causas, os movimentos e rebeliões, as questões econômicas e a influência externa.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Leitura de textos sobre o Primeiro Reinado no Brasil.
- Leitura de textos e reflexão sobre as transformações econômicas, políticas e sociais no Brasil, incluindo o abolicionismo e as migrações.
- Pesquisa e debate sobre os movimentos sociais e políticos na Europa no século 19: as ideias socialistas, comunistas e anarquistas, liberalismo e nacionalismo. 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a patrimônios históricos e culturais e museus.

Projetos didáticos
- Segundo Reinado no Brasil. Apresentações orais e cartazes para serem fixados na escola, destacando as principais características, crises e legados do Segundo Reinado no Brasil, culminando com a proclamação da República. A figura de dom Pedro II, a política interna, a economia, revoltas, revoluções e as relações exteriores.

Período: 9º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Análise da Revolução Russa com base na leitura do livro Dez Dias Que Abalaram o Mundo.
- Apreciação de caricaturas de Raul Pederneiras e da revista Fon-fon! para analisar o Brasil na Velha República: as contradições, a modernização e o processo de exclusão política, econômica e social do povo. 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a patrimônios históricos e culturais e museus.

Projetos didáticos
- Getúlio Vargas: democrata ou ditador? Júri simulado. A defesa destacará as leis trabalhistas, o combate às oligarquias etc. e a acusação focará o apego ao poder, a simpatia pelo nazifascismo e o populismo. Abordar a trajetória política, os períodos revolucionário, ditatorial e constitucional, as relações internacionais e o suicídio.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Entrevistas com pessoas de diferentes formações que tenham vivido no Brasil entre os anos 1945 a 1964 para analisar esse período democrático e populista.
- Análise da ditadura no Brasil e no continente com base em entrevistas com pessoas que tenham vivido naquele período e da exibição de filmes como Estado de Sítio e O Que É Isso, Companheiro? 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a patrimônios históricos e culturais e museus.

Projetos didáticos
- Redemocratização no Brasil. Seminário destacando os principais personagens, episódios e avanços garantidos pela chamada Constituição Cidadã, o movimento Diretas Já, a eleição indireta de Tancredo Neves, a morte do presidente eleito, a posse de José Sarney e a Constituição de 1988.

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