Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Proposta de plano plurianual de Artes

POR:
NOVA ESCOLA

Período: 6º ano

1º semestre

Sequências didáticas
- Desenho em papel com diferentes instrumentos: riscazdores (carvão, pastéis secos, pastéis de óleo, lápis de cor e grafite) e processos líquidos (aguarela e guache). 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a museus, igrejas, galerias e patrimônios artísticos.

Projetos didáticos
- Animações (técnica stopmotion) com uso de câmeras de telefone celular: bidimensionais (com recortes) e tridimensionais (com objetos), integrando trilha musical.



2º semestre 

Sequências didáticas
- Técnica vocal: noções básicas sobre a produção de som, postura, respiração, afinação e classificação vocal. 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a museus, igrejas, galerias e patrimônios artísticos.

Projetos didáticos
- Pantomima, a arte de narrar com o corpo, com atividades de mímica, improvisação e interação com diferentes objetos, sem o uso da voz. As apresentações individuais podem ser feitas num festival para a comunidade.

Período: 7º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Relações entre o corpo e o espaço: dança. Exibição de vídeos para a análise de diferentes estilos (balé, dança contemporânea e street dance) e elementos. 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a museus, igrejas, galerias e patrimônios artísticos.

Projetos didáticos
- Dança. Reprodução de uma coreografia coletiva consagrada (videoclipe ou filme musical) para ser apresentada para a comunidade escolar.


2º semestre 

Sequências didáticas
- Fotografia: enquadramento, escala de cinzas, escolha de temas. Apreciação da obra de fotógrafos famosos, como Marc Ferrez (1843-1923), Henri Cartier-Bresso- (1908-2004), Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado e Walker Evans (1903-1975). 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a museus, igrejas, galerias e patrimônios artísticos.

Projetos didáticos
- Fotografia. Produção de uma fotonovela em que sejam trabalhados conceitos de fotografia, expressão corporal, enredo, ação e conflito dramáticos. Organizados em grupos, os alunos devem escrever um roteiro com base em pesquisas e na apreciação de fotonovelas de diferentes épocas.

Período: 8º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Arte e mídia: interferência na mídia impressa, colagem na história da arte e as relações entre arte e publicidade. 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a museus, igrejas, galerias e patrimônios artísticos.

Projetos didáticos
- Esculutura: do bi ao tridimensional. Apreciação de produções de artistas como Amilcar de Castro (1920-2002), Lygia Clarck (1920-1988) e Franz Weissman- (1911-2005) e produção de obras para a montagem de uma exposição.


2º semestre 

Sequências didáticas
- O registro visual: pintura e fotografia. Análise de artistas viajantes, como Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e Albert Eckhout (1610-1666), saídas fotográficas e atividades de pintura de paisagens. 

Atividades permanentes
- Mostra fotográfica. A cada dois meses, mudar o tema da exposição, explorando novas temáticas e locais.
- Visitas mensais a museus, igrejas, galerias e patrimônios artísticos.

Período: 9º ano
1º semestre

Sequências didáticas
- Música: ritmos brasileiros. Exibição de vídeos para a análise de diferentes ritmos nacionais (samba, forró, xaxado, xote e bossa nova).

Atividades permanentes
- Mostra fotográfica. A cada dois meses, mudar o tema da exposição, explorando novas temáticas e locais.
- Visitas mensais a museus, igrejas, galerias e patrimônios artísticos.


2º semestre 

Atividades permanentes
- Visitas mensais a museus, igrejas, galerias e patrimônios artísticos. 

Projetos didáticos
- Arte e reprodutibilidade. Produção de um grande estêncil nos muros internos e/ou externos da escola após trabalhar conceitos de circulação de arte e reprodutibilidade, apropriação e street art.

Compartilhe este conteúdo: