Plano de formação de professores do projeto Matemática é D+

Este planejamento foi colocado em prática ao longo de três anos na Escola Estadual Victor Civita, de Guarulhos, SP, como parte das atividades do programa de formação Matemática é D+, realizado pela Fundação Victor Civita

POR:
NOVA ESCOLA

Primeiro ano
Conteúdos para outubro e novembro

Sistema de numeração:
- Investigações didáticas a respeito da apropriação do sistema de numeração pelas crianças; - Características do Sistema de Numeração Decimal e propostas de ensino para que as crianças identifiquem regularidades na série numérica oral e escrita em números com diferentes quantidades de algarismos.

Cálculo mental:
- Reconceitualização do sentido de cálculo mental;
- Cálculo exato e aproximado;
- Uso e explicitação das propriedades das operações;
- Algoritmos das operações.

Objetos e instrumentos para a abordagem de diferentes conteúdos matemáticos:
- O uso da calculadora;
- O papel dos jogos no ensino da matemática.

Segundo ano 
Conteúdos para o 1º semestre

Sistema de Numeração:
- Hipóteses da crianças em relação ao Sistema de Numeração Decimal: diagnóstico dos conhecimentos das crianças e critérios para escolha dos números para a realização de um ditado de números altos;
- Análise e seleção de atividades que envolvam o Sistema de Numeração Decimal em toda a sua complexidade e o uso dos números em diferentes contextos;
- Desenvolvimento de sequências didáticas de sistema de numeração.

Cálculo Mental:
- Cálculo mental: repertório memorizado e estratégias de cálculo;
- Análise e classificação das estratégias utilizadas pelas crianças para calcular;
- Análise de seqüências didáticas de cálculo mental: seleção, planejamento e implementação dessas sequências em sala de aula;
- Confronto de estratégias, reflexão sobre a resolução de problemas;
- Organização das aulas de matemática: resolução de problemas, trabalho em grupo, discussões coletivas;
- O papel das discussões nas aulas de matemática: sentido e valor.

Conteúdos para o 2º semestre

Campo Aditivo:
- Diferentes sentidos das operações: ampliação dos campos conceituais;
- Análise e classificação dos problemas aditivos segundo Vergnaud. Problemas que envolvem transformação, composição de medidas, relação entre duas medidas, composição de transformações, estados relativos;
- Análise das variáveis que interferem na complexidade dos problemas aditivos: tamanho dos números, números redondos ou não, contexto, ordem e apresentação das informações no enunciado, etc;
- Heterogeneidade da sala de aula: diferentes estratégias de resolução de acordo com o tipo de problema e os conhecimentos de seus alunos.

Campo Multiplicativo:
- Análise e seleção de problemas que envolvem os diferentes sentidos da multiplicação: séries proporcionais, organização retangular, combinatória;
- Atividades que contribuem para a memorização de um repertório de resultados: a tabuada;
- Análise e classificação de problemas do campo multiplicativo;
- Análise das variáveis que interferem na complexidade dos problemas multiplicativos: tamanho dos números, números redondos ou não, contexto, ordem e apresentação das informações no enunciado, etc;
- Heterogeneidade da sala de aula: diferentes estratégias de resolução de acordo com o tipo de problema e os conhecimentos de seus alunos. 

Terceiro ano

Neste ponto, a formação tem a função de garantir a continuidade das ações implementadas nos anos anteriores, ampliando, aprofundando e consolidando os assuntos abordados, bem como apresentando outros conteúdos matemáticos: divisão, frações, geometria e grandezas e medidas.

Conteúdos para o 1º semestre

Divisão:
- Análise de problemas que correspondem a diferentes significados da divisão: proporcionalidade, produto de medidas, repartição e interação;
- Conceitualização das operações de multiplicação e divisão e suas propriedades;
- Análise e fundamentação dos critérios de divisibilidade.

Geometria:
- Construções - o uso dos instrumentos de geometria; os ângulos e o preenchimento do plano;
- Estudo de propriedades de algumas figuras geométricas que usualmente são vistas em sala de aula;
- Análise de propostas de ensino para que as crianças se apropriem não apenas de certos objetos geométricos, como também de uma prática particular, de um modo de fazer específico desse área de conhecimento.

Conteúdos para o 2º semestre

Grandezas e Medidas:
- Análise e reflexão sobre os problemas de ensino desse conteúdo: perímetro, área e volume;
- Propostas de atividades envolvendo diferentes magnitudes.

Frações:
- Limites das práticas de ensino usuais;
- Análise dos obstáculos que as crianças enfrentam ao abordar as frações - investigações didáticas.

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