Cores contam histórias
Para o verão, tons quentes. Para o inverno, frios. Em traços de giz de cera,as emoções provocadas por um poema sobre as estações vão para o papel
31/03/2007
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
31/03/2007
Ouvir boas histórias leva os alunos a imaginar ambientes, atmosferas. Patrícia Denecke, professora da 2ª série na Escola João Guimarães Rosa, em Ribeirão Preto, a 314 quilômetros de São Paulo, costuma ler vários textos e poemas para inspirá-los. Neste ano, ela convidou a turma a produzir versos sobre as quatro estações do ano - conteúdo já estudado em classe. Os alunos usaram giz de cera do tipo tijolinho para criar cenários que remetiam ao enredo. A cada aula, produziam trabalhos sobre uma estação. O tema foi eficiente, segundo ela, ao despertar na turma a percepção de que as cores transmitem sensações e de como as linhas podem dar a idéia de movimento, por exemplo, de folhas caindo (veja no pôster reproduções de desenhos feitos desde a Pré-História).
O projeto, feito há cinco anos com diferentes temas, leva as crianças a colocar suas impressões no papel, a dar significado às cores e a sentir que o desenho tem vida própria. "Ele pode surgir de linhas e traços, mas também de cores e formas", ressalta Maristel Almeida Gomes, orientadora de Patrícia na atividade. Quando há o envolvimento de outras disciplinas (nesse caso, Ciências e Língua Portuguesa), é importante o professor de Arte enfatizar os conteúdos de sua área para o projeto não ficar apenas como apêndice de outras matérias.
Sequência de atividades
1. VIVÊNCIA DA HISTÓRIA
Que tal estimular a criação artística com literatura? Contos ou poesias de escritores famosos, textos informativos e até os produzidos pelos próprios alunos são boas fontes.
Na escola João Guimarães Rosa, a professora criou com eles versos sobre as estações do ano. Depois da leitura em voz alta, Patrícia estimulou as crianças a usar o corpo: enquanto ouviam os versos sobre o outono, por exemplo, elas faziam movimentos com as mãos para ilustrar as folhas que caíam. O desafio seguinte: pensar como esses movimentos poderiam ser transformados em desenhos.
2. COLORIDAS SENSAÇÕES
As cores trazem sensações e a escolha delas deve estar relacionada ao que se quer comunicar. "À tarde, muito sol e calor, / À noite, uma chuvinha para refrescar...", dizia um trecho referente ao verão. Com perguntas como "qual cor é mais fria? Qual parece irradiar calor?", Patrícia fez os pequenos ligarem as cores a sensações e sentimentos. A professora deixou então os gizes de cera à disposição para que eles escolhessem os que transmitiam suas idéias.
3. TONS E MOVIMENTO
Para produzir o desenho, alguns alunos relacionaram as cores quentes laranja e amarelo ao verão. Outros usaram mais o vermelho e o marrom, tons que se repetiram no trabalho sobre o outono. Cores frias, do azul ao lilás, se destacaram nas produções que tinham como tema o inverno. Muita cor e movimentos circulares representaram as flores na primavera. Os desenhos de todas as etapas formaram livrinhos para presentear os pais e os amigos.
Outra proposta
OS GESTOS E AS LINHASQuer saber mais?
CONTATO
Escola João Guimarães Rosa, R. Virgínia de Francesco Santili, 81, 14021-170, Ribeirão Preto, SP,
tel. (16) 3916-4157
Últimas notícias