Prova Brasil de Matemática - 5º ano: grandezas e medidas
Entre as habilidades checadas em Grandezas e Medidas, estão estabelecer relações entre tempo e unidades de medida e o cálculo da duração de eventos e acontecimentos
01/04/2011
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Jornalismo
01/04/2011
Aqui, a avaliação é baseada em descritores relacionados a cálculo, contagem e relações entre grandezas que podem ser medidas. Dentro do descritor 8, as questões mais simples propõem calcular a duração de um evento com base na hora do início e do fim. "O nível de complexidade aumenta quando a questão envolve, por exemplo, quantidades não exatas", diz Edda.
Para responder à questão referente à contagem de tempo (veja o exemplo 1 no quadro), o aluno precisa relacionar sete dias com uma semana. Depois, calcular quantos dias têm cinco semanas e somar mais cinco dias. Muitas crianças podem pensar que se trata de uma subtração porque o enunciado menciona "quantos dias faltam". Também contribui para o equívoco a análise de problemas com base em palavras-chave - como "faltam", relacionada à subtração.
O exemplo 2 também envolve a transformação entre unidades de medida de tempo. Mas, nesse caso, é necessário lançar mão da habilidade de analisar as informações disponíveis para decidir quais utilizar na resolução do problema. Nesse caso, a informação referente ao horário de início da peça não tem a menor importância para chegar à alternativa correta. O que o aluno tem de fazer é transformar 105 minutos em horas, formando grupos de 60 minutos (num cálculo de base diferente de 10). Assim, verifica que tem 1 hora e sobram 45 minutos.
Todos os objetos estão cheios de água.
Qual deles pode conter exatamente 1 litro de água?
(A) A caneca
(B) A jarra
(C) O garrafão
(D) O tambor
Análise
O caminho é identificar grandezas mensuráveis que fazem parte do dia a dia e conhecer unidades de medida, no caso, o litro.
Orientações
Desafios contextualizados - baseados nas práticas adquiridas pelas crianças na convivência social -, nos quais se analisa em que circunstâncias as estimativas são mais ou menos precisas, são ideais. Por exemplo: pergunte quantas laranjas são necessárias para obter 1 quilo. Alguns dirão que depende do tamanho. Se forem grandes e pesadas, seis. Se forem menores, oito. Dessa forma, essa habilidade vai se ampliando.
Gilda comprou copos descartáveis de 200 mililitros, para servir refrigerantes, em sua festa de aniversário. Quantos copos ela encherá com 1 litro de refrigerante?
(A) 3 (B) 5 (C) 7 (D) 9
Análise
O que vale aqui é fazer a equivalência entre as unidades de medida e transformar litro em mililitros para resolver a divisão.
Orientações
Além das situações que envolvam a comparação direta de capacidades, por exemplo, medir quantos copos são necessários para encher um balde, é possível propor problemas que exijam medir com base em alguma unidade de medida sem ter os objetos disponíveis. Nesse caso, a tarefa poderia ser calcular
com quanto copos de 250 mililitros enche-se um balde de 6 litros.
1. Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio?
A) 10 B) 14 C) 19 D) 40
2. Uma peça de teatro teve início às 20h30min. Sabendo que a mesma teve duração de 105 minutos, qual é esse tempo da peça em horas?
A) 1h 5min B) 1h 25min C) 1h 3min D) 1h 45min
1 Para uma temporada curta, chegou à cidade o circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechará?
(A) 16h30 (B) 17h30 (C) 17h45 (D) 18h30
2 Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias?
(A) 2 meses. (B) 3 meses. (C) 5 meses. (D) 6 meses.
Análise
Ambas as perguntas requerem a habilidade de estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. Na primeira, deve-se somar ao horário de abertura do circo (9 horas) as horas em que ficará aberto (9 horas e meia). Na segunda, basta conhecer a ordem dos meses para contar quanto durou o estudo.
Orientações
Há várias situações sobre o cálculo de duração do tempo envolvendo transformações entre unidades de medida. Em alguns casos, basta uma subtração simples. Por exemplo: um operário inicia seu trabalho às 8 horas e termina às 14 horas. Quantas horas ele fica na fábrica? Neste outro, a dificuldade é maior: um circo anuncia que o espetáculo vai começar às 15h20min e terá a duração de 2 horas e 30 minutos. A que horas vai terminar o espetáculo? Como a medida de tempo é apresentada separando horas e minutos, a adição pode ser de horas com horas e de minutos com minutos. Não é necessário transformar unidades de medida. Sugira também questões que trazem no enunciado uma informação desnecessária. Dessa forma, é preciso selecionar o que usar para resolvê-la. Por exemplo: uma peça de teatro teve início às 20h30min. Sabendo que durou 105 minutos, qual é o tempo dela em horas? O cálculo prevê transformar os 105 minutos em horas, ou seja, em grupos de 60 minutos. A hora de início do evento é desnecessária.
Ricardo anda de bicicleta na praça perto de sua casa, representada pela figura abaixo.
Se ele der a volta completa na praça, andará
(A) 160 m. (B) 100 m. (C) 80 m. (D) 60 m.
Análise
Além da familiaridade com ideias sobre grandezas, o item exige medições e cálculos de perímetro do percurso mostrado.
Orientações
Você pode iniciar o trabalho com perímetros usando folhas quadriculadas. Primeiro, proponha situações em que a unidade de área seja representada por quadradinho. Depois, deixe os problemas mais complexos utilizando também o centímetro quadrado ou o metro quadrado como unidades de área equivalentes ao quadradinho da malha. Assim, além da contagem, será necessário fazer a equivalência entre a unidade de medida dada e o quadradinho. Apresente uma figura desenhada na folha quadriculada e solicite a identificação de outra figura com as medidas dos lados reduzidas à metade.
1. Relacionar os instrumentos ao que vai ser medido
Medir é eleger uma unidade (tanto as convencionais como também pés, palmos etc.) e determinar quantas vezes ela cabe no objeto a ser medido. A escola deve ajudar a turma a refletir sobre os diferentes resultados obtidos e a necessidade de padronização.
2. Comparar comprimento, capacidades e massas
Às vezes, problemas envolvem a medição de objetos que não podem ser deslocados, o que impede que sejam colocados lado a lado para uma comparação. Por exemplo, desafiar a classe a saber qual porta é maior - a da sala ou a do refeitório. Em situações como essas, as crianças percebem que medir é uma necessidade e não algo pedido pelo professor.
INTERNET
Exemplos de questões, a matriz de referência e informações sobre a avaliação.
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