Jornalismo

Seleção brasileira feminina enfrenta os Estados Unidos nos Jogos de Beijim 2008. Foto: Alexandre Battibugli
Seleção brasileira feminina enfrenta os Estados Unidos nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Equipes de seis jogadores.

Regras: Cada metade da quadra, separada por uma rede, é ocupada por um time e o objetivo é marcar pontos deixando a bola cair dentro da marcação da quadra adversária. Cada equipe pode dar três toques de bola antes que ela cruze a rede (sempre por cima). Todas as partidas têm cinco sets, e cada set acaba quando um dos times completa 25 pontos, exceto o último que vai a 15 pontos. Os sets devem ser vencidos com vantagem mínima de dois pontos.

Países campeões: A antiga União Soviética é o principal campeão, com sete ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Muito comum em quase todas as regiões do país, tematize a influência da mídia televisiva neste esporte. Para tanto, explique e organize vivências da modalidade com as regras que foram utilizadas no passado. Feito isso, discuta os fatores que levaram essa prática a modificar-se e assumir o atual formato.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre