Jornalismo

Fábio Luiz e Márcio (esquerda) durante partida contra a dupla japonesa nos Jogos de Beijim 2008. Foto de Alaor Filho / Divulgação COB
Fábio Luiz e Márcio (esquerda) durante partida nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Duplas ou equipes de quatro jogadores (as equipes de vôlei de praia são menores que de vôlei de quadra, com seis jogadores).

Regras: O vôlei de praia é disputado ao ar livre, com o chão coberto de areia. O time marca pontos quando deixa a bola cair do lado da quadra do adversário. As partidas são dividas em sets e a dupla ou quarteto vencedor do set é aquela que marca 21 pontos com vantagem de pelo menos dois pontos em relação ao adversário. Em geral, as partidas têm três sets, mas é preciso ganhar dois deles para vencer o jogo. Por isso, alguns jogos podem demorar mais tempo.

Países campeões: Os Estados Unidos são recordistas, com cinco ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Inicie a atividade perguntando aos alunos se conhecem o vôlei de praia, se assistiram algum jogo ou se o praticaram. Peça para apontarem as diferenças entre essa modalidade e o vôlei de quadra. Pergunte à turma se alguém conhece a história do vôlei de praia. Aonde surgiu, quem o criou e qual a razão. Talvez surjam várias hipóteses. Após registrá-las sugira a realização de uma pesquisa na internet, em livros, revistas ou outras fontes. Combinada a data de entrega, socialize as descobertas dos alunos.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre