Jornalismo

Robert Scheidt (esquerda) e Bruno Prada durante prova da classe star nos Jogos de Beijim 2008. Foto de Wander Roberto / COB
Robert Scheidt (esquerda) e Bruno Prada durante prova da classe star nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais, duplas ou trios.

Regras: As disputas são corridas de barcos movidos à vela, que se deslocam com a força do vento. Quem chega primeiro recebe menos pontos. Na última corrida os pontos são dobrados e o vencedor é quem tem a menor pontuação (que corresponde ao menor tempo).

Países e campeões: A Inglaterra é a recordista, com 25 medalhas de ouro.

Para ensinar aos alunos: Pergunte aos alunos o que sabem sobre a vela. Socialize as respostas. Observe se os alunos possuem alguma informação sobre os velejadores e, principalmente, sobre o desempenho do Brasil nesse esporte. Relate a trajetória de alguns competidores, por exemplo, a de Torben Grael, responsável por praticamente um terço das conquistas olímpicas da vela brasileira - dois ouros, uma prata e dois bronzes.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre