Jornalismo

Júlio Almeida durante a prova de 25 metros tiro rápido nos Jogos de Beijim 2008. Foto de Alaor Filho/ Divulgação COB
Júlio Almeida durante a prova de 25 metros tiro rápido nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais.

Regras: As disputas mudam conforme a arma: pistola, rifle e tiro ao prato. Em rifle e pistola os concorrentes devem atingir o alvo a uma distância pré-definida de 10, 25 ou 50 metros. No tiro ao prato, os concorrentes precisam atirar em alvos móveis de argila lançados acima dos atletas. Ganha quem acertar o alvo mais vezes.

Países campeões: Os Estados Unidos é o recordista, com 50 medalhas de ouro.

Para ensinar aos alunos: Faça um levantamento junto aos alunos sobre os esportes olímpicos que eles conhecem. Registre na lousa ou em uma cartolina. Observe se estão presentes as modalidades com menor visibilidade midiática. Chame a atenção para o fato e ajude-os, acrescentando aquelas cuja ausência você identificou. Caso o tiro esportivo não tenha sido mencionado, insira-o. Mesmo que tenha sido lembrado, chame a atenção para as três diferentes armas. Explique o formato da competição e as características das armas utilizadas.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre