Jornalismo

Hugo Hoyama e Thiago Monteiro, durante jogo contra Cuba, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Foto: Washington Alves / Divulgação COB

Quem participa? Duplas ou competidores individuais.

Regras: No tênis de mesa os jogadores rebatem a bola e marcam pontos quando ela toca a mesa do adversário e ele a deixa escapar. Os jogos são disputados em sete períodos que terminam quando um dos jogadores faz 11 pontos ou, em empates de 10 pontos, quando alguém abre dois pontos de diferença em relação ao adversário.

Países campeões: A China é o recordista, com 20 medalhas de ouro.

Para ensinar aos alunos: Este esporte é conhecido por grande parte dos alunos, mas provavelmente seja vivenciado com regras diferentes das aplicadas nos Jogos Olímpicos. Elabore uma uma lista com as regras olímpicas e outra com as regras praticadas pelo grupo. A partir das condições existentes, proponha a vivência da modalidade segundo os dois conjuntos de regras, visando compará-las e discutir sobre as dificuldades e facilidades enfrentadas.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre