Jornalismo

André Sá (direita) e Marcelo Melo contra a dupla tcheca durante os Jogos de Beijim 2008. Foto de Washington Alves / Divulgação COB
André Sá (direita) e Marcelo Melo contra a dupla tcheca nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais ou duplas.

Regras: Cada lado da quadra é ocupado por um jogador ou dupla, que deve rebater a bola de modo que ela não possa ser devolvida. A partida começa com o saque em diagonal. O sacador tem direito a um segundo saque se errar o primeiro. Quem não conseguir rebater a bola ou mandá-la para fora perde o ponto. O primeiro ponto vale 15, o segundo 30 e o terceiro 40. O tenista que conseguir o quarto ponto primeiro conquista o game. Quem ganhar seis games vence o set. E quem vencer a maioria dos sets vence a partida.

Países campeões: Os Estados Unidos é o recordista, com 50 medalhas de ouro.

Para ensinar aos alunos: Embora seja uma modalidade conhecida, tem pouca inserção no currículo escolar. Buscando tematizá-la, dê início aos trabalhos mapeando as regras que os alunos conhecem. A forma de contagem dos pontos talvez seja o aspecto mais curioso da modalidade. Estimule os alunos a pesquisar o que motivou esse formato e combine uma data para devolutiva dos resultados.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre