Jornalismo

Márcio Wenceslau (vermelho) durante combate com o espanhol Juan Ramos (Categoria -58 KG). Foto: Washington Alves / Divulgação COB
Márcio Wenceslau (vermelho) durante combate com o espanhol Juan Ramos nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais.

Regras: Para vencer a luta o atleta precisa acumular pontos que variam de acordo com a parte do corpo do adversário que é atingida a cada golpe. Ataques no protetor de tronco rendem um ponto. Chute giratório ou saltando valem dois. Atingir a cabeça do adversário vale três pontos e um chute giratório vale quatro. Cada luta tem três períodos de dois minutos cada.

Países campeões: A Coreia do Sul é o recordista, com nove medalhas de ouro.

Para ensinar aos alunos: Convide um praticante de Taekwondo (aluno da escola, parente de aluno ou alguém próximo) para relatar e apresentar as características do esporte. Solicite a apresentação de algumas técnicas de chute que possam ser praticadas naquele momento. Com base nas explicações, peça para os alunos se distribuírem em um espaço amplo e repetir os movimentos apresentados pelo convidado.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre