Remo

POR:
Camila Camilo
Thiago Gomes (direita) e Thiago Almeida, durante a prova Double Skiff peso leve em Beijing 2008. Foto: Washington Alves / Divulgação COB
Thiago Gomes (direita) e Thiago Almeida, durante a prova Double Skiff peso leve nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais, duplas, equipes de quatro ou de oito remadores.

Regras: O remo é um esporte de velocidade em águas paradas. O objetivo é alcançar o fim do trajeto antes dos demais. O atleta usa os braços, troncos e pernas para mover o barco. O número de equipes participantes das semifinais e finais é definido conforme o número de competidores.

Países campeões: A Alemanha é o principal campeão, com 33 ouros no total.

Para ensinar aos alunos: Inicie a temática perguntando aos alunos quem já fez alguma façanha. Ouça o que eles têm a dizer e peça para classificarem as ações narradas conforme o grau de dificuldade. A seguir, consulte-os sobre os feitos que se tornaram famosos em nível nacional ou internacional. Talvez, alguns comentem sobre escaladas, longas viagens a pé, de motocicleta ou de bicicleta. Caso o nome de Amyr Klink não seja mencionado, fale um pouco sobre ele, sobre a travessia do Oceano Atlântico em um barco a remo. Explique que antes de tornar-se um explorador famoso, o brasileiro participou de diversas competições de remo. Aproveite para abordar as provas, categorias e os tipos de barcos existentes.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.
 
Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias