Jornalismo

Yane Marques, durante a prova da corrida de 3.000 metros, uma das modalidades do pentatlo. Foto: Washington Alves / Divulgação COB
Yane Marques, durante a prova da corrida de 3.000 metros, uma das modalidades do pentatlo, nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Equipes de cinco atletas, um para cada modalidade.

Regras: São cinco modalidades, disputadas em um único dia. Esgrima, natação (200 metros livre) e hipismo (salto) acontecem primeiro. A pontuação total vai estabelecer o tempo das modalidades seguintes, que são o tiro e a corrida. No final, a equipe vencedora é a do corredor que cruzar primeiro a linha de chegada.

Países campeões: Hungria e Suécia são os maiores medalhistas, com nove ouros cada.

Para ensinar aos alunos: Apresente o pentatlo aos alunos utilizando vídeos, livros e reportagens sobre as diversas provas que constituem. Para a vivência, peça para a turma selecionar coletivamente cinco atividades a serem vivenciadas na escola e organizá-las em uma sequência para disputa.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre