Jornalismo

Welisson Rosa da Silva treinando nos Jogos de Beijing 2008. Foto: Wander Roberto / Divulgação COB
Welisson Rosa da Silva treinando nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais.

Regras: Os competidores são divididos em 15 categorias de peso, oito para homens e sete para mulheres. Há dois tipos: o arranco, em que a barra é levantada do solo até acima da cabeça sem pausa. E o arremesso, em que há pausas. Primeiro, a barra é colocada em frente às pernas do levantador. Com as palmas das mãos para baixo, ele agarra a barra e levanta até à altura dos ombros. Logo após, agacha ou dobra as pernas e a seguir se alinha. Os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível e marcar pontos.

Países campeões: A antiga União Soviética é a maior campeã, com 39 ouros.

Para ensinar aos alunos: Leia as informações da modalidade para os alunos ou peça para cada um deles fazê-lo. Essa explicação é importante porque permitirá abordar a importância da técnica na modalidade. É comum pensar que o levantamento de peso exige somente força. Para ‘testar’ essa noção, solicite a formação de duplas com peso e altura aproximados. Desafie-os a levantarem o colega utilizando cada vez menos força.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre