Como escolher livros literários para alunos do Ensino Médio?
Conheça 5 títulos para apresentar aos alunos
27/08/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
27/08/2015
Quando fazemos a pergunta do título a alunos e professores, a resposta imediata costuma ser: varia de acordo com a lista da Fuvest. Eu já diria: não necessariamente! E explico: os títulos exigidos nos mais importantes vestibulares do país costumam ser ótimos exemplares da literatura, incluindo a brasileira. Mas usar essa justificava é simplista e limita a exploração de possíveis obras, além de passar aos adolescentes a sensação de que precisam ler exclusivamente para entrar na faculdade.
O livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (88 págs., Ed. Rocco, tel.: 21/3525-2000, 20 reais) já esteve bastante presente nessas listas. Porém, é interessante refletir o que leva à escolha dele entre os demais. Posso pensar em algumas opções:
Eu definitivamente não tive essa compreensão quando li a obra pela primeira vez. Muito pelo contrário… me revesti de conclusões preconceituosas e só conseguia enxergar Macabéa como uma menina estranha e de hábitos pouco higiênicos. Não que hoje em dia eu morra de amores por ela, mas reconheço o valor de sua trajetória pelo olhar de Clarice e entendo a reflexão que o livro propõe.
Mas há muitos outros títulos e autores excelentes que os adolescentes merecem ter a oportunidade de conhecer. Por isso, eu conversei com Heloísa Ramos, formadora de professores, e com Fernando Monteiro, professor de Literatura do Colégio Pentágono, que me ajudaram a fazer uma pequena lista de obras que não necessariamente aparecerão na lista dos vestibulares, mas cuja leitura pode ser apreciada pelos estudantes do Ensino Médio.
Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe (272 págs., Ed. Cia de Bolso, tel.: 11/3707-3500, 23 reais) FERNANDO MONTEIRO: “O Poe faz uma literatura adulta, mas que atinge os adolescentes. A questão do crime é algo que eles se interessam demais”.
Toda Poesia, Paulo Leminski (424 págs., Ed. Cia das Letras, tel.: 11/3707-3500, 48 reais) HELOÍSA RAMOS: “Nessa obra, é possível entrar em contato com toda a beleza e todo o experimentalismo da linguagem do poeta: haicais, poesia concreta, slogan e canção”.
O Conto da Ilha Desconhecida, José Saramago (64 págs., Ed. Cia das Letras, tel.: 11/3707-3500, 33 reais) FERNANDO MONTEIRO: “Alegoricamente é um conto que fala de nossos sonhos, do conflito da vida pragmática e da utopia. Temos nos conformado com a praticidade do mundo moderno e vivendo numa frustração”.
Relato de um Náufrago, Gabriel García Márquez (144 págs., Ed. Record, tel.: 21/2585 2000, 35 reais) HELOÍSA RAMOS: “Baseada em fato verídico, a história empolga, como toda boa narrativa de aventura, enquanto coloca o leitor frente a frente com a podridão da política da América do Sul”.
Dois Irmãos, Milton Hatoum (272 págs., Ed. Cia das Letras, tel.: 11/3707-3500, 49,50 reais) HELOÍSA RAMOS: “O tema milenar na literatura ocidental – ódio entre irmãos gêmeos – permite um mergulho no desconhecido mundo das emoções humanas mais profundas”.
Professor, você já trabalhou com algum desses livros com os seus alunos? Tem outras sugestões de títulos? Conte pra gente nos comentários!
Até o próximo post!
Anna Rachel
Últimas notícias