Hipismo

POR:
Camila Camilo
Yane Marques, durante a prova de saltos nos Jogos de Beijing 2008. Foto: Alaor Filho / Divulgação COB
Yane Marques, durante a prova de saltos nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais ou equipes de quatro ou cinco cavaleiros.

Regras: A modalidade compreende três práticas esportivas com o animal. Na prática de salto, o cavaleiro e o cavalo devem transpor de 10 a 15 obstáculos, com alturas que variam de acordo com a categoria. No adestramento, os juízes pontuam a sincronia e a perfeição dos movimentos feitos por cavaleiro e cavalo. Também existe um concurso completo de equitação disputado em até quatro dias, com adestramento, salto e cross-country (percurso que simula obstáculos naturais).

Países campões: O maior campeão é a Alemanha, com 26 ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Com bastante probabilidade, muitos dos alunos possuem animais de estimação. Promova uma discussão a respeito dos cuidados que exigem e como lidam com eles. Aproveite a ocasião para abordar a presença de animais no âmbito esportivo, especialmente no contexto olímpico. Lembre-os que os cavalos têm um papel de destaque nas competições. Levante os conhecimentos que possuem sobre o assunto. Quais são as provas de hipismo? Como se organizam? Socialize as hipóteses apresentadas. Talvez, influenciados pelas imagens da televisão, mencionem simplesmente as ‘corridas’. O curioso é que as corridas, conforme as conhecemos, não são fazem parte dos Jogos. Daí a importância de discriminar esportes olímpicos e não olímpicos. No caso do hipismo, explique o funcionamento do adestramento, salto e cross-country.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.
 
Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias