Jornalismo

Yane Marques, durante a prova de saltos nos Jogos de Beijing 2008. Foto: Alaor Filho / Divulgação COB
Yane Marques, durante a prova de saltos nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais ou equipes de quatro ou cinco cavaleiros.

Regras: A modalidade compreende três práticas esportivas com o animal. Na prática de salto, o cavaleiro e o cavalo devem transpor de 10 a 15 obstáculos, com alturas que variam de acordo com a categoria. No adestramento, os juízes pontuam a sincronia e a perfeição dos movimentos feitos por cavaleiro e cavalo. Também existe um concurso completo de equitação disputado em até quatro dias, com adestramento, salto e cross-country (percurso que simula obstáculos naturais).

Países campões: O maior campeão é a Alemanha, com 26 ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Com bastante probabilidade, muitos dos alunos possuem animais de estimação. Promova uma discussão a respeito dos cuidados que exigem e como lidam com eles. Aproveite a ocasião para abordar a presença de animais no âmbito esportivo, especialmente no contexto olímpico. Lembre-os que os cavalos têm um papel de destaque nas competições. Levante os conhecimentos que possuem sobre o assunto. Quais são as provas de hipismo? Como se organizam? Socialize as hipóteses apresentadas. Talvez, influenciados pelas imagens da televisão, mencionem simplesmente as ‘corridas’. O curioso é que as corridas, conforme as conhecemos, não são fazem parte dos Jogos. Daí a importância de discriminar esportes olímpicos e não olímpicos. No caso do hipismo, explique o funcionamento do adestramento, salto e cross-country.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre