Jornalismo

Seleção feminina do Brasil enfrenta a Hungria nos Jogos de Beijing 2008. Foto: Wander Roberto / Divulgação COB
Seleção feminina do Brasil enfrenta a Hungria nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Equipes de sete jogadores.

Regras: O objetivo é passar uma pequena bola com as mãos entre os jogadores, até o gol do adversário. Cada jogo dura dois tempos de 30 minutos cada. Vence quem fizer o maior número de gols. Há jogos eliminatórios até a final, disputada entre os dois melhores times.

Países campeões: O recordista é a antiga União Soviética, com quatro ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Uma vez que o handebol é uma modalidade comumente praticada nas escolas, aborde a temática olímpica enfatizando os sistemas de treinamento. Distribua os alunos segundo as posições e, conforme as condições materiais disponíveis, organize um circuito com a gestualidade e capacidade física mais exigidas. Algumas possibilidades são: passes em deslocamento, saltos e arremessos utilizando obstáculos, formação da barreira com dois, três, quatro, cinco ou seis participantes etc.

Leia mais Fundamentos e prática do Handebol na escola

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre