Jornalismo

Jade Barbosa, competindo na categoria feminino individual nos Jogos de Beijing 2008. Foto: Wander Roberto / Divulgação COB
Jade Barbosa, competindo na categoria feminino individual nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? As apresentações são individuais, mas algumas valem pontos para a equipe.

Regras: Em todas as atividades: salto, solo, trave olímpica, barras assimétricas, barra fixa, barras paralelas, argolas e cavalos com alças, os juízes pontuam elegância, força, agilidade, flexibilidade, coordenação e equilíbrio demonstrados nas apresentações.

Países campeões: A antiga União Soviética é o recordista, com 72 ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Proponha a vivência de algumas técnicas da Ginástica Artística (utilizando colchões): rolamentos, rodante, parada de mãos, saltos etc. Caso a escola não disponibilize de materiais, também é possível utilizar os brinquedos de parques ou praças próximos para a vivência das técnicas em barra, trepa-trepa ou escada vertical e realizar os gestos ginásticos. Selecione algumas músicas (e peça para os alunos levarem CDs de sua preferência), com a finalidade de ritmar a composição de séries em pequenos grupos.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre