Jornalismo

Partida entre Brasil e Argentina pelos Jogos de Beijing 2008. Foto: Alexandre Battibugli
Partida entre Brasil e Argentina nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Equipes de onze jogadores.

Regras: Cada jogo dura noventa minutos durante os quais os times devem fazer com que a bola atinja a rede adversária, marcando gols. Ganha quem fizer mais gols. O campeão olímpico é definido após uma série de jogos eliminatórios até a final, disputada pelos dois melhores times.

Países campeões: Os Estados Unidos são o principal campeão olímpico, com três medalhas de ouro.

Para ensinar aos alunos: Embora seja uma modalidade muito conhecida, em se tratando de Jogos Olímpicos, o futebol possui algumas peculiaridades. Discuta com os alunos sobre os limites etários para participação e sobre o sucesso dos EUA, em contrapartida com seu fraco desempenho em Copas do Mundo. Esse é o ponto de partida para a proposição de uma pesquisa que tentará responder à seguinte questão: por que as regras da competição olímpica são divergem daquelas propostas pela FIFA?

Leia mais Estratégias e fundamentos do futebol

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre