Jornalismo

João Souza (direita), competindo com o japonês Yuki Ota nos  Jogos de Beijing 2008. Foto: Alaor Filho / Divulgação COB
João Souza (direita), competindo com o japonês Yuki Ota nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais ou trios.

Regras: A esgrima pode ser disputada com três tipos diferentes de lâminas: a espada, o florete e o sabre. O esgrimista deve tocar o adversário com a lâmina e evitar que o mesmo aconteça com ele. Para cada uma das armas utilizadas, muda a zona do corpo onde o toque é válido. Cada luta dura três períodos de três minutos cada, ou até que um atleta toque 15 vezes o oponente. Quando a disputa é por equipe, dois trios competem durante nove períodos de três minutos.

Países campeões: A Itália é o recordista, com 45 ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Como esta manifestação corporal não é muito conhecida pela maioria dos alunos, após a leitura da ficha em voz alta, promova a assistência de vídeos de esgrima. A apreciação deve ser seguida de análise das principais características (dos gestos, dos materiais, da pista). Com base na gestualidade observada, organize vivências com espadas de plástico ou jornal, delimitando o espaço do combate com giz ou fita crepe.

Leia mais Esgrima adaptada

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre